Dan-Axel Zagadou não é de forma alguma conhecido por ser muito falante. Mas quando se trata de racismo, porém, o francês deixa bem claro oque pensa. Isso já pode ser visto nas redes sociais, por exemplo, quando o francês sempre vincula temas relevantes. De acordo com sua própria declaração ao WAZ, ele mostra essa presença "em primeiro lugar porque eu mesmo sou negro. Essa não é uma boa razão: todos deveriam lutar contra o racismo, independentemente da cor da pele".
É "difícil de suportar" para ele o que está acontecendo atualmente em muitos lugares do mundo. Entre outras coisas, Zagadou lidou com a morte violenta do americano George Floyd, causada por policiais, que gerou indignação e protestos nos Estados Unidos e além.
O próprio Zagadou foi vítima frequente de discriminação racial pela polícia em seu país. E mesmo nos estádios da Europa, o racismo ainda está muito presente. Houve casos semelhantes na Alemanha na temporada passada. "Todos precisam estar mais envolvidos. Se ainda ouvimos gritos de macacos nos estádios, obviamente não está sendo feito o suficiente", disse Zagadou. O defensor se vê como uma figura pública e, portanto, deixa de lado suas outras restrições.
“Posso alcançar mais pessoas e mostrar a elas que certas coisas simplesmente não funcionam. Mas, no final das contas, todo mundo tem que lutar contra o racismo, em seu ambiente e fora dela”, diz Zagadou. No BVB, ele tem vários colegas que, por sua vez, refletem repetidamente sobre o assunto. Entre outras coisas, Jadon Sancho forneceu uma das fotos da temporada com uma mensagem de camisa após a morte de Floyd.