Andrey Yarmolenko está prestes a mudar para a Inglaterra. Para o BVB, o fim de um mal-entendido está começando. Quando Andrey Yarmolenko se transferiu do Dínamo de Kiev para o Borussia Dortmund em 28 de agosto de 2017, pouco antes do fechamento da janela de 25 milhões de euros, o clube ficou bastante aliviado.
Apenas três dias antes, o astro do BVB, Ousmane Dembélé, foi para o Barcelona. Durante a atual temporada, o BVB de repente não tinha uma opção adicional, de alta classe para a ala ofensiva. O fato de Yarmolenko ter assinado seu contrato com o Borussia apenas 72 horas depois indicou um tiro rápido. Uma verdadeira compra em pânico foi o ucraniana de 27 anos.
"Andrey é um jogador que seguimos há muito tempo", anunciou o diretor desportivo do Dortmund, Michael Zorc, no anúncio da nova contratação. Os números de 137 gols em 339 jogos competitivos para Kiev e 29 gols em 69 partidas internacionais soaram promissores.
No entanto, a taxa de transferência nas considerações do BVB desempenhou apenas um papel menor do esperado. Yarmolenko estava no nível do clube e na equipe nacional em "top level", disse Zorc entusiasmado com a nova contratação.
Mas o tempo mostrou que Yarmolenko não era o substituto adequado para Dembélé. Era questionável desde o início se Yarmolenko seria o tipo certo de jogador para substituir a Dembélé e deixar uma impressão duradoura na ala do time.
Quase 1,90 metros de altura, em estatura e não tão dinâmico, de longe, ele tinha características diferentes de seu antecessor - Yarmolenko parecia muito mais um "anti-Dembélé", do que o chamado , "substituto" ("Süddeutsche Zeitung").
Além disso, o profissional experiente não se encaixava no esquema clássico do Borussia. O pé esquerdo não era uma jovem esperança com potencial de desenvolvimento, mas um jogador que já havia atingido o seu apogeu. Conseguir tal ator em uma liga muito mais forte foi definitivamente um grande risco.
No entanto, Yarmolenko convenceu nos primeiros jogos em uma brilhante equipe do Dortmund sob o comando do novo técnico Peter Bosz para o topo da tabela na Bundesliga. "Andrey Yarmolenko faz os torcedores esquecerem de Dembélé", titulou o "Ruhr Nachrichten" após a aparição na vitória por 3-0 contra o Hamburgo. Neste jogo, Yarmolenko conseguiu o terceiro gol da terceira partida da Bundesliga pelo BVB.
Mas, no máximo, quando a euforia inicial de Bosz diminuiu, o ucraniano também caiu mais e mais. Durante a série negativa de doze jogos sem uma vitória entre setembro e dezembro, o que resultou na demissão de Bosz, Yarmolenko não conseguiu mais trazer sua performance no percurso.
Além disso, o suposto líder em uma equipe cada vez mais instável acabou sendo um seguidor. Yarmolenko não foi o único que poderia levar seus companheiros de equipe na fase difícil. E enquanto BVB estabilizou sob o novo treinador Peter Stöger inicialmente e novamente conseguiu resultados, Yarmolenko não conseguiu recuperar sua forma dos primeiros jogos.
Para piorar, o ucraniano sofreu em fevereiro uma lesão no tendão do pé. Vários meses de intervalo foram o resultado. No final da temporada, foi suficiente apenas para duas inserções de curto prazo como reserva.
O jogador deve ser negociado por 20 milhões de euros aos londrinos. O BVB agora com o novo contratado Marius Wolf e com Christian Pulisic, o BVB está bem equipado na ala direita, mesmo sem Yarmolenko.
"Ele joga em uma posição que não é insuficiente para nós", Zorc descreveu a situação no "kicker". Em outras palavras, Yarmolenko não pode participar do atual trabalho de black-on-the-ground. Em Dortmund dificilmente alguém vai chorar uma lágrima para o mal-entendido.
Fonte: sport.de