Após a despedida de Roman Weidenfeller na sexta-feira, nós olhamos para a carreira de um homem que sangrou preto e amarelo por 16 anos. Roman Weidenfeller teve uma grande carreira no Borussia Dortmund. O goleiro ingressou no BVB em uma transferência gratuita em 2002 e fez um total de 453 partidas pelo clube.
Weidenfeller ficou ao lado do clube através de todos os altos e baixos e deu tudo de si em campo para o seu amado time. O ex-jogador de 38 anos tem uma lista de honras para demonstrar sua lealdade ao Borussia Dortmund. Weidenfeller venceu dois títulos da Bundesliga, duas DFB-Pokals e a Copa do Mundo da FIFA durante sua estada com o clube auri-negro.
Weidenfeller começou sua carreira no Dortmund como substituto de Jens Lehmann. Mas quando o último foi para o Arsenal, em 2003, Weidenfeller teve a oportunidade de fazer o ponto de partida seu próprio. Ele aproveitou a chance com as duas mãos e se tornou o pilar da formação de Dortmund para a próxima década.
Weidenfeller foi um líder dentro e fora do campo. Sua calma e confiança ajudaram as pessoas ao seu redor a se tornarem melhores jogadores. E ele desempenhou um papel vital em todos os sucessos de Dortmund durante a era Jurgen Klopp. Ele jogou 33 jogos e capitaneou o time em 30 ocasiões, com o Borussia Dortmund conquistando o título da Bundesliga em 2011.
Weidenfeller desempenhou um papel crucial mais uma vez, com a equipe de Jurgen Klopp a manter a coroa da Bundesliga no ano seguinte. A sua grande penalidade de Arjen Robben, na rodada 30, ajudou o Dortmund a vencer o Bayern por 1-0 e a manter a liderança no topo da tabela. Um ano depois, Weidenfeller ajudou o Dortmund a chegar à final da Champions League.
Em novembro de 2013, o Weidenfeller se tornou o estreante mais velho da Alemanha, quando fez sua curva na vitória de 1 a 0 de sua equipe contra a Inglaterra. Ele então passou a servir como substituto de Manuel Neuer, já que a Alemanha venceu a Copa do Mundo da FIFA em 2014.
Quando Thomas Tuchel se tornou treinador principal do Dortmund em 2015, parecia que Weidenfeller teria que desistir do seu lugar entre as traves para Roman Burki. Mas o veterano surpreendeu Tuchel com seu ritmo de trabalho e se tornou o goleiro do Dortmund na Liga Europa. Weidenfeller fez 11 aparições na temporada seguinte, mas ele só apareceu três vezes na temporada passada. Weidenfeller sabia que era hora de se aposentar e tomou a decisão de pendurar as luvas na última temporada.
Não há dúvida de que Roman Weidenfeller é um dos melhores jogadores que já jogou pelo Borussia Dortmund. Seu compromisso, desejo e sua lealdade para com o Borussia Dortmund permanecerão inigualáveis.