O goleiro do Borussia Dortmund, Roman Weidenfeller, fez duras criticas ao atacante do Barcelona Ousmane Dembele pela sua conduta em forçar uma transferência para o Camp Nou no Verão passado.
Dembele, 20 anos, deixou o Dortmund por € 105 milhões, mais acréscimos depois de entrar em greve , se recusando a treinar, a menos que o clube lhe permitisse sair. Weidenfeller, falando à ESPN FC antes da final da temporada do BVB, disse: "Você não sai em um clube como esse. Isso causou uma incrível agitação que não poderia ser acalmada por ninguém. Este é um esporte de equipe - o futebol não é tênis. Ele nem mesmo pegou suas chuteiras. Isso é ridículo."
Depois de se juntar ao Dortmund do Rennes em 2016, Dembele marcou 10 gols e criou mais 21 em sua única temporada na Alemanha. Ele foi suspenso por Dortmund indefinidamente após ficar longe de treinar em meio ao interesse de Barcelona, e Weidenfeller disse que não tinha experimentado nada parecido em 20 anos no futebol. "Antes disso, eu não imaginava que algo assim existisse", disse ele. "Dembele, aos 19 anos, teve a oportunidade de fazer um nome em Dortmund.
"Foi aqui que ele se transformou em um jogador que o Barcelona queria comprar - mas ao invés de agradecer, ele decide deixar o clube ficando em casa, entrando em greve, abandonando seus companheiros de equipe. Isso é apenas um estilo ruim - sem modos."
Weidenfeller, 37 anos, prestes a se aposentar do futebol após a viagem do BVB a Los Angeles no final deste mês, acrescentou que ele poderia entender um jovem jogador sendo tentado "ao ser cortejado por um grande clube".
"Tudo bem. Mas se você tomar essa decisão [de sair], há outras opções", disse ele. "Você tenta encontrar uma solução que funcione para todos os lados."
Dembele não conseguiu se estabelecer como regular no time do Barcelona em sua primeira temporada no Camp Nou depois de uma longa lesão no início da temporada. Mas na quarta-feira, ele marcou duas vezes na vitória por 5-1 sobre o Villarreal e agora tem quatro gols pelo Barcelona. Relatórios sugeriram que ele poderia sair emprestado neste verão, mas Valverde disse na quarta-feira que os campeões da Liga "acham que ele ainda estará conosco na próxima temporada".