O Borussia Dortmund quer disputar o título na próxima temporada com o Bayern, mais uma vez afirmou o CEO Hans-Joachim Watzke. No entanto, o desenvolvimento de clubes rivais como FC Schalke 04 e tradicionais como VfB Stuttgart e HSV deixam o patrão do BVB preocupado.
Watzke se lembra da edição especial do "Sport1" para a nova temporada da Bundesliga com uma previsão que ele havia estabelecido anos atrás: clubes de fábrica ou clubes como o RB Leipzig e TSG Hoffenheim ficarão sem classificação a longo prazo.
"Dez anos atrás, eu ainda tinha a fantasia de prever que o Schalke jogaria contra o rebaixamento e Hamburgo e Stuttgart estariam na segunda divisão", disse o líder de 60 anos. Como lembrete, a temporada 2008/2009 viu o VfB terminar em terceiro, o HSV em quinto e o FC Schalke 04 em oitavo. É preciso ter cuidado, continua Watzke, para que outros times da Bundesliga de longa data tenham um destino semelhante.
"Você tem que ter cuidado", disse Watzke em vista do bom desenvolvimento esportivo do RB Leipzig: "O dinheiro também está lá". Os saxões são "pessoas de primeira classe no trabalho, Ralf Rangnick fez um excelente trabalho".
No entanto, o BVB ainda tem um apelo maior do que o relativamente jovem clube. "Você só precisa dar uma olhada no que aconteceu na final da Copa da DFB em Berlim, onde a cidade estava quase tão cheia quando o Borussia Dortmund participou. "
Watzke explica estratégia de transferência do BVB
Essa radiância finalmente permitiu que o segundo colocado garantisse algumas transferências bem conhecidas desde o início. Com Mats Hummels (Bayern), Julian Brandt (Bayer Leverkusen), Thorgan Hazard (Gladbach) e Nico Schulz (TSG Hoffenheim), o BVB usou principalmente a competição direta.
"Queríamos que os jogadores da Bundesliga soubessem o que significa quando dizemos que queremos jogar contra o Bayern pelo título, por isso tens de arranjar as tuas transferências, não consegues tendo três jogadores de 19 anos", afirmou Watzke sobre a estratégia de transferência do clube.
O fato de que os auri-negros, apesar dos nove pontos de intervalo provisórios deixarem o Bayern alcançar a glória na última temporada, sentindo o gostinho da vitória, de acordo com o CEO foi principalmente devido à falta de "maturidade de título".
Ele está agora novamente de que agora o clube poderá "jogar o campeonato", mesmo que deixe claro que precisa "convencer todos no clube que será difícil, mas pelo menos gostaríamos de tentar."