Texto por Colaborador: Redação 28/02/2023 - 01:53

A nível nacional, ninguém engana os jovens do Borussia Dortmund há anos. Mas no cenário internacional, a competição pelo BVB é muito maior. O técnico Sub-19, Mike Tullberg, agora soou o alarme.

Antes do jogo principal de sua equipe Sub-19 nas oitavas de final da Liga Juvenil contra os juvenis do Paris Saint-Germain nesta terça-feira, Mike Tullberg nem falou sobre o assunto. "Fui honesto com os rapazes antes deste jogo e disse: em dez jogos contra o PSG perdemos nove", disse o dinamarquês ao "Sport1".

A "qualidade individual" dos talentos do PSG é simplesmente significativamente maior do que a do BVB - embora a equipe de Tullberg esteja dominando a Bundesliga Oeste Sub-19 como líder da tabela nesta temporada e tenha a melhor chance de defender o título. Quatro dos últimos cinco campeonatos Sub-19 que foram disputados foram para times juniores em preto e amarelo.

O adversário da França, por exemplo, tem no gramado Ethan Mbappé, de 16 anos, irmão do craque francês Kylian. Mas Tullberg vê muito mais talentos importantes no time do PSG: "Seria injusto limitar o Paris a Mbappé. Eles têm 18 jogadores importantes e uma qualidade simplesmente brutal. Isso é raro nas categorias de base".

O fato de o BVB ser um grande outsider na opinião do técnico do BVB, apesar do domínio nacional na comparação europeia, deve ser bastante preocupante. Tullberg enfatizou: "A Alemanha ficou para trás internacionalmente. Estamos perseguindo outras nações."

A razão para isso é o sistema da liga nacional, que o BVB há muito deseja reformar. "Temos 60 times nas temporadas da Bundesliga e, portanto, muito poucos jogos no mesmo nível. Não perdemos um jogo no campeonato desde 2020", enfatizou o técnico sub-19 do Borussia.

Desde a introdução da Liga Juvenil, ou seja, a classe rainha dos times Sub-19, nenhum time alemão conseguiu conquistar o título, muito menos chegar à final. As maiores vitórias foram as semifinais para Schalke 04 (13/14) e TSG Hoffenheim (18/19).

Via Sport.de