Texto por Colaborador: Redação 10/05/2023 - 23:50

Mike Tullberg treina a equipe principal de base do Borussia Dortmund desde o verão de 2020. O forte recorde do dinamarquês desta temporada: 55 jogos, 43 vitórias, seis empates, seis derrotas e o título de Sub-19 em 2022. O jogador de 37 anos agora enfatizou que gosta de trabalhar com os talentos do BVB, mas também foi crítico de si mesmo.

"Em nossas reuniões, percebo isso repetidamente: essa geração Tik-Tok está sentada lá com seus telefones celulares e não há mais de 160 caracteres para eles", criticou Tullberg no podcast BVB de "Ruhr Nachrichten" que o período de atenção dos jovens futebolistas sofrem com o uso das mídias sociais, que apresentam todo o conteúdo em blocos de consumo rápido.

Enquanto isso, você precisa "perguntar mais aos jovens, trazer mais de cinco anos atrás", continuou Tullberg.

Além disso, continua a criticar Tullberg, os jovens muitas vezes carecem de uma boa autoavaliação. Uma circunstância que o ex-jogador também atribui ao Instagram e Cia. "Os meninos hoje têm duas vidas, duas identidades. Por um lado, eles são jogadores de futebol e depois há a mídia social. O que está acontecendo lá é uma loucura. Os meninos costumam ouvir de todos os cantos como eles são bons. Então, avalie-os de qualquer maneira, sabendo onde eles estão em seu desenvolvimento é muito difícil para eles."

"Você pode se queimar muito rapidamente como um jovem jogador"

No entanto, os talentos geralmente nem estão cientes disso. Um ou outro pode querer limitar-se à sua identidade nas redes sociais, porque tem “milhares de seguidores lá e isso dá-lhe um palco”, continua Tullberg.

Para dar o salto para o negócio profissional, no entanto, uma "autoavaliação saudável" é uma "grande vantagem". O ex-atacante também pode dar uma dica importante: “Depende de como você se relaciona com os profissionais – ou com o nariz empinado e achando que é um dom, ou com uma autoconfiança saudável que quer mostrar, mas você também sabe como se adaptar. Você entra em uma hierarquia. Você tem que sentir isso. Porque você pode se esgotar muito rapidamente como um jovem jogador."