Texto por Colaborador: 18/04/2020 -

Amadurecimento precoce, altamente talentoso e respeitado - Youssoufa Moukoko é atualmente a maior promessa do futebol alemão. Mesmo na crise do Coronavírus, continuaram as manchetes sobre o "Wunderkind", de apenas 15 anos do Borussia Dortmund. O hype sobre o talento nascido nos Camarões e vivendo na Alemanha desde 2014 é uma expressão de grandes expectativas, mas também abriga perigos.

"Ele é um ótimo garoto. Mas acho que se não falarmos muito sobre ele, todos faremos um grande favor. Gostaria que ele se desenvolvesse com calma", alertou o capitão da BVB Marco Reus recentemente no "Sport Bild". No entanto, parece tarde demais para isso. Nunca antes um jogador tão jovem esteve tão presente na mídia como Moukoko, embora seu clube lide defensivamente com pedidos de entrevistas. Seu nome estava apenas na boca de todos novamente no início de abril, quando a assembléia geral da DFL aprovou o pedido do BVB para permitir que os jogadores jogassem na Bundesliga depois dos 16 anos. "Youssoufa mal podia esperar a queda da regra antiga", comentou o ex-profissional do BVB Lars Ricken, que era um talento excepcional em meados dos anos 90, venceu a Liga dos Campeões aos 20 anos e tornou-se coordenador de jovens do clube em 2007 .

Graças à redução do limite de idade anterior, Moukoko deve aparecer na principal divisão alemã a partir de seu aniversário em 20 de novembro e pode quebrar o recorde do ex-Dortmund Nuri Sahin, que estreou em 2015 aos 16 anos e 335 dias como o jogador mais jovem até hoje. O camaronês-alemão deveria treinar com os profissionais há semanas e foi cuidadosamente apresentado ao mais alto nível, mas foi desacelerado pela crise. "Temos um plano com ele", o técnico do BVB, Lucien Favre, respondeu a perguntas sobre Moukoko antes de o jogo ser temporariamente suspenso.

Ser o mais jovem de uma equipe não é novidade para Moukoko. Mesmo durante seu tempo no FC St. Pauli, ele enfrentou adversários muito mais antigos à vontade. Isso continuou mesmo depois que ele mudou para a BVB em 2016. Em um total de 97 jogos da liga para os times U de Dortmund, ele marcou 157 gols. Com 34 gols e nove assistências em 20 jogos até agora, ele lidera a lista de artilheiros do A-Juniors nesta temporada - com 15 anos entre 17 e 18 anos. Esses números não são apenas impressionantes em Dortmund. "Moukoko é excepcional. Ele tem algo especial que muitos não têm. Ele foi o homem que deu o impulso decisivo em quase todos os jogos", entusiasmou Jürgen Kohler, campeão mundial de 1990 e atual treinador dos Sub-19 de Viktoria Köln no "Kölner Stadtanzeiger".

A taxa de acerto de Moukoko, que sempre foi incomum, despertou a suspeita de que possa ser mais antiga do que o declarado. No entanto, essas alegações foram invalidadas. O escritório de registro responsável em Hamburgo inspecionou o registro de nascimento da capital de Camarões, Yaoundé, em 2016.

Ele se encaixa na imagem de um pneu antigo que Moukoko tinha 12 anos de idade para o sub-16 alemão e marcou três gols em quatro partidas. O intervalo para as equipes da DFB, que foi acordado com todos os lados, acabou. Ele voltou em fevereiro e foi indicado para o U19.

Meikel Schönweitz, treinador das equipes sub-nacionais, falou de "um momento adequado para a próxima etapa de desenvolvimento no nível da equipe nacional". As preocupações de Christian Streichsbier de que a nova estrela poderia queimar rapidamente como muitos outros talentos à sua frente. "É surpreendente como Youssoufa lida com todo esse entusiasmo. Ele aceita muito bem e fica com as duas pernas no chão. Acho isso impressionante", disse o técnico da seleção sub-19 no "Sport1".

Categorias

Ver todas categorias

BVB é candidato real na Bundesliga?

Sim

Votar

Não

Votar

77 pessoas já votaram