Em janeiro de 2001, o Borussia Dortmund contratou por uma considerável transferência de 14,5 milhões de euros do Sparta Prague os serviços de Tomas Rosicky. Em cinco anos e meio na BVB, o tcheco venceu, entre outras coisas, o campeonato e chegou à final da Copa da UEFA. Agora, o jogador de 39 anos, que trabalha como diretor esportivo do Sparta, entre outras coisas, falou sobre o seu tempo em Dortmund.
"Os primeiros dois ou três anos foram bons, nos tornamos campeões, chegamos à final da Copa da UEFA e a próxima fase foi provavelmente a mais difícil da história no BVB, por isso não facilitou as coisas", disse Rosicky, e acrescenta:" Então, se eu me arrependi de ir ao Dortmund, não, nunca! O BVB foi um grande passo na minha carreira. "
Ainda hoje, olham com admiração para o Dortmund. Especialmente o trabalho do diretor esportivo do Borussia, Michael Zorc, e o estilo dos dois jogadores,Marco Reus e Mario Götze impressionaram Rosicky. Com Zorc, ele poderia "aprender muito mais". Reus e Götze são jogadores "que apenas gosta de assistir, são imprevisíveis em suas ações, então você tem uma característica que não é tão comum hoje em dia". "Se eu ainda estivesse ativo, adoraria jogar com os atacantes do Dortmund, com Jadon Sancho, Marco Reus, Mario Gotze e Paco Alcacer", continuou Rosicky.
No entanto, Rosicky relembra sua carreira com certa melancolia. "Se você me dissesse, quando jovem, que jogaria pelo Dortmund e pelo Arsenal, eu o teria aceitado imediatamente, e foi um pouco amargo para mim me machucar muito nos meus melhores anos", ressalta Rosicky, acreditando que ele Por esse motivo, nunca atingi seu "nível mais alto".
No verão de 2006, Rosicky deixou o BVB finalmente e ingressou ao Arsenal na Premier League, onde atou por dez anos. Durante esse período, houve oportunidades de "retornar à Alemanha", mas ele absolutamente queria um título com o Gunners. Isso foi alcançado em 2014 e 2015 com a vitória na FA Cup.
Falando em título: Rosicky acredita firmemente que o BVB celebrará mais sucessos no futuro próximo. "O BVB, com seus fortes individualistas, sempre será um candidato ao título. Gosto do fato de terem formulado corajosamente seus objetivos antes da temporada, não posso julgar à distância se está inbo bem essa temporada até agora. "