Recentemente, um suposto "problema de mentalidade " foi um grande tópico em torno dos profissionais do Borussia Dortmund. Mas não apenas para as estrelas, mas também no departamento de jovens, este foi um tema. O chefe Lars Ricken disse em uma entrevista ao Welt: "Os jogadores geralmente não têm resistência. Isso deve ser visto em um contexto social geral. Hoje, os jovens acham mais difícil lutar contra a resistência. Mas não queremos desenvolver principezinhos com chuteiras coloridas ".
Para tirar o talento da zona de conforto, o BVB criou um "catálogo de medidas para o desenvolvimento consciente de responsabilidades - para os jogadores, treinadores e pais ". Não deve haver " nenhum problema resolvido pelo pai ou pela mãe, os meninos precisam aprender a resolver de maneira independente a solução de problemas . "Esta é a única maneira de o desenvolvimento da personalidade progredir. Ricken continua: " Também falamos sobre desenvolvimento da personalidade e sobre o desenvolvimento de tipos que são assertivos e capazes de conflito ".
Em geral, as circunstâncias dos jogadores juniores mudaram drasticamente nos últimos anos. "Os salários no setor da juventude não podem ser comparados aos de dez anos atrás. Além disso, dificilmente existe um jovem jogador talentoso que não tenha agente. Além disso, há a importância das atividades de mídia social, o que significa que os jogadores geralmente se avaliam não apenas no desempenho em campo, mas em particular no número de seguidores. Isso traz perigos " , diz Ricken, que já foi" o principal talento da Alemanha ".
Mas isso também ocorreu porque " o mercado não era tão profissional " , diz o executivo de 43 anos, " caso contrário o BVB poderia ter dito na época: 'Na Inglaterra ainda existe um Michael Owen, na França um Patrick Vieira, na França. Chemnitz e Michael Ballack. Hoje, nossos talentos precisam lidar com talentos de toda a Europa . "O BVB recentemente contratou jogadores do exterior. "Não queremos fazer isso em amplitude, mas apenas trazer jogadores do exterior para onde vemos um potencial extraordinário." Como Pulisic, Bruun-Larsen ou atualmente com Gio Reyna e Immanuel Pherai ".