Para o coordenador da base do Borussia Dortmund, Lars Ricken, a redução do limite de idade na Bundesliga estava atrasada. O novo regulamento é uma grande oportunidade, especialmente para grandes talentos como Youssoufa Moukoko. "Ele marcou quase 130 gols nos últimos três anos. Pelo menos você tem que dar ao garoto a oportunidade de dar o próximo passo no desenvolvimento", disse o técnico de 43 anos.
Na semana passada, a liga decidiu reduzir o limite de idade de 17 para 16 anos. Em comparação com outros países, essa etapa foi imperativa, diz Ricken: "As ligas estrangeiras tiveram uma vantagem competitiva até agora. Isso não pode estar no espírito do futebol alemão se emprestarmos Youssoufa à Inglaterra, por exemplo, para dar o próximo passo."
O vencedor da Liga dos Campeões de 1997 entende a discussão pública de que os jogadores jovens podem ser queimados muito cedo, mas os clubes estão cientes de sua "grande responsabilidade". "Não podemos simplesmente cegar alguém. Também não se trata de aumentar o valor de mercado de um talento por meio de implantações iniciais", disse Ricken: "É claro para mim que esses são casos absolutamente excepcionais. Nos próximos anos, eu acho que, nem sequer existem alguns jogadores que podem ser considerados. "