Marco Reus fez seu retorno ontem contra o Hamburgo (2-0) e falou sobre vários temas, incluindo sua recuperação, o clube, seus projetos, seu futuro:
Como foram os últimos dias antes do seu retorno?
Eu estava em contato constante com o treinador. Na semana passada eu treinei normalmente, então ficou claro que eu poderia, e eu queria jogar. Nós discutimos isso, e juntos concordamos que o meu retorno seria naquele momento.
Quando foi decidido que você iniciaria a partida?
Nos últimos dias tornou-se óbvio. Eu me senti pronto.
Você jogou 70 minutos, como foi?
Eu me senti bem. Mas eu não deveria abusar, há um outro jogo na quinta-feira. Para mim, o importante era voltar ao gramado. Oito meses são extremamente longos. Estou feliz por ter feito este primeiro passo, veremos para o futuro.
Você acha que pode se juntar facilmente ao jogo coletivo após uma ausência tão longa?
Eu vi a equipe jogar desde o início da temporada e eu tenho treinado com eles por algumas semanas. Ganhamos, mas podemos fazer melhor. Pode levar tempo.
Você jogou em uma posição diferente e não por um lado, por quê?
Na verdade, sinto-me mais à vontade como um 10. É aí que eu me sinto melhor.
Qual será a posição no time no futuro?
Temos bons jogadores. Se jogarmos em 4-1-4-1 com dois meio-campistas atacantes, exploramos nosso potencial de ataque total. O Hamburgo tinha um bloco compacto, mas não me sentia asfixiado no meio.
Como você vê suas chances de participar da Copa do Mundo?
Muito boas! Ainda estou em contato com Joachim Löw. Meus desempenhos validarão o meu ingresso, e eu sei que se eu fizer meu trabalho bem, irei para a Rússia.
Como foram esses últimos meses?
No começo, foi extremamente difícil. Como profissional, é muito difícil ficar fora por quase um ano. Especialmente nos primeiros três meses, quando não há nada a fazer. É bom estar aqui, estar de volta com a equipe. Tudo o que me faltava muito. Estou muito feliz por voltar.
Este não é o seu primeiro retorno, como é diferente?
Porque eu quero voltar ainda mais forte depois de cada lesão. Quanto mais velho eu conseguir, mais difícil é, mas eu sempre sou otimista e positivo. Eu acho que é o mais importante está na cabeça.
Gostaria de jogar Mario Götze novamente com freqüência?
Se o treinador o permite, é claro! Eu acho que podemos fazer danos no ataque. Mario e André também estão de volta, é hora de nós jogar juntos em um campo!
Como você entende a integração de Batshuayi?
Precisamos de um atacante na frente. Auba sempre respondeu. Não é fácil para Michy aterrissar diretamente como titular e ter que realizar imediatamente. Ele deve ter o máximo de confiança agora, mas ele terá tempo para se integrar.