O capitão do BVB Marco Reus falou claramente após o ataque radical da extrema direita em Hanau, onde nove pessoas foram mortas. "Nenhum gol, nenhuma vitória, nenhum título no futebol significam para mim tanto quanto uma sociedade aberta e pacífica", disse o jogador ao portal de notícias " t-online.de ": "Quero um mundo mais tolerante em que não haja espaço para o racismo. , Ódio e xenofobia é ".
"Tolerância, respeito e cosmopolitismo me foram dados desde cedo em casa. Mesmo quando criança, eu estava envolvido no futebol com muitas nações e religiões diferentes. "
Reus também vê o futebol como um elemento ideal para conectar as pessoas. "Dificilmente qualquer outra área da vida pública é tão internacional quanto esportes e futebol", disse ele: "Tenho companheiros de equipe da Suíça, Marrocos ou Argentina, tenho amigos e fãs em todo o mundo, tenho outros países e culturas. conhecer ".
Na noite de quarta-feira, um alemão de 43 anos em Hanau matou nove pessoas com raízes estrangeiras por motivos supostamente radicais e racistas. Ele também matou a mãe e a si mesmo.