Com um time quase completo, o BVB fez nesta quarta-feira à tarde seu primeiro treinamento do ano de 2018. No Estadio Municipal de Marbella, Peter Stöger teve o retorno de Marco Reus além de outros lesionados.
Diante dos 20 graus e um sol brilhante bem diferente de Dortmund, onde de manhã houve uma tempestade violenta, a comitiva do BVB chegou na Costa del Sol e as condições parecem ser as ideais durante os seis dias para preparar o time para o retorno da Bundesliga.
A situação da equipe auri-negra melhorou significativamente: 27 jogadores participaram do treinamento, apenas Pierre-Emerick Aubameyang está de fora, o atacante está em Gana, para participar nesta quinta-feira na cerimônia do "Ballon d'Or Africain". Ele se juntará ao resto da equipe nesta sexta-feira.
Somente Maximilian Philipp, gravemente ferido no joelho, ficou em casa. Sebastian Rode, também desaparecido por algum tempo, fez um treinamento individual em Marbella.
Em sua primeira sessão de treinamento, Peter Stöger podia contar com o retorno de um quarteto de longo tempo ausnte, Lukasz Piszczek, Erik Durm, Gonzalo Castro e Mario Götze, que voltou a treinar com a equipe e voltará a formar em breve. Quanto a Marco Reus, ele ainda deve ser um pouco paciente. Devido a uma lesão do ligamento cruzado, ele perdeu a primeira metade da temporada e novamente treinou nesta quarta-feira com o resto do grupo - e participou de alguns exercícios.
"Podemos aproveitar a oportunidade para participar da equipe em alguns exercícios", disse Stöger. Sobre a impressão do treinamento de Reus: "Eu não sou um médico, mas gostei do que vi, isso levará tempo".
No entanto, a primeira unidade em Marbella não foi uma boa notícia: o capitão, Marcel Schmelzer teve que terminar o treinamento inicial devido a uma dor na coxa.
Houve uma nova novidade, uma contratação, mas fora do campo. O sociólogo Werner Zöchling estudará o ambiente da equipe nos próximos dias e observará o comportamento da equipe internamente. Sua tarefa pode ser descrita como "desenvolvedores de equipe", que trabalhou por anos juntos em Köln.
"Ele não é um mágico, caso contrário, ele trabalharia na indústria e ele ganharia muito mais dinheiro. Isso me ajuda porque nos conhecemos bem ", disse Stöger.
"É sobre estudar e melhorar o espírito de equipe, estabelecendo metas que queremos realizar nesta temporada" .
O treinador assistente de Peter Stöger, Manfred Schmid, também retornou à equipe de treinadores após uma cirurgia do quadril.
Fonte: Kicker