O Borussia Dortmund teve banido totalmente os espectadores antes do jogo da Liga dos Campeões contra o Zenit (2-0). Um pouco mais tarde, seguiu-se a decisão dos políticos: em novembro, na Bundesliga, os espectadores não podem mais entrar no estádio. O Prefeito de Dortmund, Ullrich Sierau, contestou. "Não entendo isso. Enquanto estavam no Union Berlin, no sábado, 4500 espectadores foram autorizados a entrar no estádio muito menor - que não levou muito a sério a exigência da máscara - em Dortmund todos os 81 mil assentos devem permanecer vazios", disse Ullrich Sierau (SPD ) na quarta-feira, questionado sobre a decisão do Ministério da Saúde da Renânia do Norte-Vestefália, contra o Zenit nem mesmo permitir os 300 telespectadores inicialmente aprovados.
O homem de 64 anos tem dificuldade em compreender porque é que os torcedores são proibidos nos estádios: “Num decreto do ministério sobre o jogo Gladbach x Madrid, chega-se a admitir que, como dizem, não se justifica 'contagiosamente' mas politicamente. Ninguém entende mais isso! A decisão ainda aumenta o risco de infecção. "
O político do SPD explicou: "Com um conceito sofisticado de higiene e distância como o do Borussia Dortmund, nada aconteceu aos 11.500 espectadores que permitimos no enorme estádio de Dortmund. As chegadas são controlados, as arquibancadas são mantidas à distância. Em vez disso, eles se sentam e juntam pessoas em casa com amigos e vizinhos em frente à TV - sem distância e sem controle. Com essas decisões negativas você perde ainda mais a aceitação da população. ”
Conforme o governo federal anunciou na noite de quarta-feira, o bloqueio decidido politicamente não deve ter nenhum impacto nas operações de jogo da Bundesliga - apenas os espectadores que têm que ficar completamente longe dos estádios são deixados para trás.