O Bayern de Munique demonstrou voltar com força máxima quando a primavera europeia se aproxima, marcando 17 gols em três partidas e conquistando o primeiro lugar na Bundesliga do Borussia Dortmund pela primeira vez desde setembro.
No entanto, apesar de não terem igualado as atuações devastadoras nas vitórias frente Borussia Mönchengladbach (5-1), Wolfsburg (6-0) e Mainz (6-0) nas últimas semanas, um tenebroso Dortmund cumpriu seu dever contra VfB Stuttgart (3). -1) e Hertha Berlin (3-2), provando que estão determinados a levar a corrida pelo título de 2018/19 até o limite.
Enquanto os dois principais times da Alemanha fazem uma pausa bem merecida durante o intervalo internacional de março, o site oficial da Bundesliga explorou as razões pelas quais o BVB ainda está em uma posição ideal para conquistar sua primeira liga desde 2012…
Nunca desista
A dramática vitória de Dortmund na rodada 26 contra o Hertha foi uma formidável demonstração da sua força mental. Em um Olympiastadion, onde apenas o RB Leipzig e o Wolfsburg venceram na Bundesliga nesta temporada (o Bayern perdeu por 2 a 0), as mudanças de Lucien Favre mostraram-se fundamentais nas vitórias, com o irreparável Marco Reus retornando após um tempo de lesão.
"Nós dominamos o segundo tempo e aplicamos muita pressão", disse Reus ao site oficial do BVB depois do jogo. "E vencer assim aos 93 minutos nos dá mais autoconfiança. Isso mostra que temos uma mentalidade forte e podemos construir isso. Será difícil nos impedir com esse espírito."
O gol tardio do capitão do Dortmund foi o 19º que o seu time marcou nos últimos 15 minutos de partidas nesta temporada, mais do que qualquer outro time da Bundesliga. E eles conseguiram um quarto dos seus 60 pontos com cinco vitórias após saírem perdendo - contra Leipzig (4-1), Bayer Leverkusen (4-2), Augsburg (4-3), Bayern (3-2) e Hertha (3-2) - mostrando que sempre podem mudar as coisas quando as coisas ficam difíceis.
Bayern no horizonte
Enquanto BVB e Bayern têm a sua quota de potenciais cascas de banana nos dois meses restantes da campanha, a emoção em torno da corrida pelo título centra-se naturalmente no importantíssimo Klassiker na Allianz Arena pela 28ª rodada, enquanto os atuais campeões vencem no saldo de gols, uma vitória auri-negra no dia 6 de abril poderia levar o pêndulo de volta a seu favor.
"Temos que jogar jogo a jogo", disse Axel Witsel ao bundesliga.com após a vitória sobre o Stuttgart. "Temos de estar perto do Bayern até irmos a Munique - e depois disso vamos ver quem é o melhor".
Dortmund pode se animar com o fato de ter vencido o Bayern no primeiro turno, com Reus batendo duas vezes para cancelar um gol de Robert Lewandowski antes de Paco Alcacer marcar aos 73 minutos. Os homens de Favre também têm uma impressionante invencibilidade contra os times que atualmente ocupam os seis lugares no topo da tabela, tendo conseguido sete vitórias e um empate em oito encontros.
Difícil de derrotar
De fato, nenhum time da Bundesliga sofreu menos derrotas nesta temporada que o Dortmund, que só foi derrotado duas vezes em 26 partidas. As casas de apostas teriam dado boas chances a ambos os resultados, com a equipe de Favre caindo por 2 a 1 para o Fortuna Düsseldorf e Augsburg, respectivamente, em 16º e 15º, derrubando o então líder da liga.
"Cada estação tem seus altos e baixos", admitiu Thomas Delaney no início de março. "Nenhuma equipe é capaz de se apresentar no mesmo nível de agosto a maio. Não posso mentir: neste momento, as coisas parecem um pouco mais difíceis do que durante grandes jogos da primeira rodada. Mas eu não estou realmente preocupado, porque há uma coisa que nos diferencia, e é o que mais gosto em nós como equipe: sempre queremos vencer. Nosso time tem um desejo notável de vencer. "
Além do Bayern, os últimos jogos de Dortmund serão frente a Düsseldorf e a seis equipes que venceram no início da temporada, na maioria dos casos com um único gol: Wolfsburg (1-0), Mainz (2-1), Freiburg (2-0), os rivais amargos do Schalke (2-1), Werder Bremen (2-1) e Gladbach (2-1). Se um BVB resiliente continuar a encontrar-se no lado certo nesta reta final, o Meisterschale poderia em breve estar de volta à Renânia do Norte-Vestfália.
Talentos de sobra
Dortmund só ganhou uma das suas cinco partidas entre o início de fevereiro e o início de março, com Reus sendo uma notável ausência nos empates contra Hoffenheim (3-3) e Nuremberg (0-0). O jogador de 29 anos tem sido um genuíno talismã para o BVB, com seus 15 gols e seis assistências aumentando a inclinação de título. Alcacer também marcou 14 gols, enquanto a sensação adolescente Jadon Sancho tem impressionado na Bundesliga.
25/11
12:59
Diretor esportivo do Borussia Dortmund confiante na vitória no clássico com o Bayern
25/11
10:12
Colônia mira jovens do BVB enquanto clube tenta evitar saídas gratuitas
25/11
10:07
Watzke critica excesso de cobranças ao Borussia Dortmund: "Não lutamos contra o rebaixamento"
25/11
09:57
Julian Brandt destaca evolução de Felix Nmecha no Borussia Dortmund
25/11
01:00
Confissão do chefe do BVB sobre Sebastian Kehl
25/11
00:15
Ricken explica: É por isso que Hummels teve que deixar o BVB
25/11
00:00
Membros do BVB votam contra acordo com Rheinmetall
24/11
15:04
Capitão do BVB com anúncio ao Bayern
24/11
14:59
“Jogo em casa, Sahin”? Aviso ao treinador do BVB
24/11
01:00
BVB preocupado com Guirassy: corrida contra o tempo antes de duelo contra o Zagreb
24/11
00:35
Reações dos jogadores: “A autoimagem está aí em casa”
24/11
00:25
Sahin é o primeiro treinador do BVB a começar com oito vitórias em casa
24/11
00:00
Sahin elogia atuação auri-negra em novo triunfo em casa
23/11
13:30
Dortmund goleia o Freiburg e mantém 100% de aproveitamento em casa na Bundesliga
23/11
13:25
Lances de BVB 4x0 Freiburg - Bundesliga 24-25
23/11
13:21
Números de BVB 4x0 Freiburg - Bundesliga 24-25
23/11
00:45
Veredicto severo: o BVB de Nuri Sahin "prejudica a liga"
23/11
00:30
Youssoufa Moukoko pode acabar custando bem menos no próximo verão