Texto por Colaborador: Redação 13/02/2026 - 02:00

O líder da defesa do Borussia Dortmund, Nico Schlotterbeck, recentemente causou polêmica com suas declarações ousadas na disputa pelo título contra o FC Bayern. O ex-CEO do Bayern, Oliver Kahn, manifestou seu apoio ao craque do BVB.

"Quando Nico Schlotterbeck disse recentemente: 'É preciso ter a ambição de dizer: Queremos ser campeões', isso é algo que se ouve cada vez menos, não só no futebol alemão: uma definição clara e confiante de objetivos", elogiou Kahn em uma publicação na rede profissional LinkedIn.

Ele acrescentou: "A declaração foi discutida, categorizada e relativizada. Quase como se fosse preciso justificar a própria afirmação. É exatamente aí que começa o problema da mentalidade."

Na Alemanha, "ainda é considerada uma virtude moderar as expectativas", criticou Kahn. "Humildade e modéstia não são entendidas apenas como uma atitude, mas também como um mecanismo de segurança. As pessoas não querem prometer nada, provocar nada ou ser comparadas a nada."

Para muitos, isso parece "sensato", segundo o ex-goleiro lendário. "Mas só até certo ponto. Porque a ambição não é uma falha moral. A ambição é uma necessidade nos negócios. Sem ambições claramente definidas, não há parâmetro para medir o desempenho. E sem parâmetros, não se desenvolve nenhuma mentalidade, apenas a evitação de conflitos."

A declaração de Schlotterbeck não aumenta automaticamente a pressão, enfatizou Kahn. "Ele proporciona clareza. Os jogadores então sabem com o que estão sendo avaliados, o que significa uma vitória e o que uma derrota desencadeia. Sem essa clareza, o desempenho se torna arbitrário. E a arbitrariedade é a maior inimiga da mentalidade. Quando as metas são deixadas deliberadamente vagas, há uma sensação de calma a curto prazo. Isso protege a organização. No longo prazo, porém, algo mais se desenvolve: a estagnação."

Dado que a desvantagem do BVB em relação ao FC Bayern na tabela da Bundesliga ainda era administrável, Schlotterbeck havia declarado repetidamente, recentemente, que a disputa pelo campeonato estava em andamento.

O jogador da seleção nacional, que atualmente negocia um novo contrato com o BVB, também vincula seu futuro pessoal em Dortmund à perspectiva de conquistar títulos.

Categorias

Ver todas categorias

A Bundesliga perdeu completamente a graça para você?

Sim

Votar

Não

Votar

29 pessoas já votaram