Autor do gol do título da Alemanha na Copa do Mundo de 2014, o meia Mario Götze, do Borussia Dortmund, sofre de uma rara doença metabólica. Após ser afastado pelo clube no final de fevereiro, o time aurinegro já anunciou que o jogador deve retornar aos gramados no início da próxima temporada. A disfunção que o afeta, no entanto, não foi especificada oficialmente mas, de acordo com o conceituado jornal alemão "Süddeutsche Zeitung”, o atleta sofre de miopatia metabólica. Afinal, o que é isso?
A miopatia é uma doença muscular que deixa os membros fracos e doloridos, dificultando a realização até de atividades físicas cotidianas, como levantar-se de uma cadeira, subir e descer escadas etc. A miopatia pode ser genética ou adquirida durante a vida.
“Existem diferentes formas de miopatias que podem ser causadas por defeitos genéticos ou distúrbios adquiridos durante a vida. Embora raro, indivíduos podem nascer com um defeito genético muscular e só manifestar a miopatia na vida adulta”, explica o doutor Edmar Zanoteli, chefe do Grupo de Miopatias do Hospital das Clínicas de São Paulo, em entrevista ao portal da RedeTV!.
Lançado por Jurgen Klopp no Borussia Dortmund em 2009, o jogador pouco se lesionou nas primeiras temporadas de carreira. Foram duas lesões no ano de 2010 e apenas uma em 2011. No entanto, a partir de 2012, as lesões de Götze passaram a ser recorrentes: foram quatro, a maioria delas muscular. No ano seguinte, mais quatro problemas, sendo que um deles o tirou dos gramados por 81 dias.
A crescente no número de lesões pode indicar o começo da manifestação da miopatia. De acordo com o médico, é possível que o herói da Alemanha na Copa do Mundo de 2014 tenha nascido com a doença e que o problema tenha se manifestado apenas nos últimos tempos, prejudicando seu rendimento. “Dependendo do tipo da miopatia, o indivíduo pode sim se tornar um atleta mesmo com a doença, desde que não haja manifestação clínica. No entanto, ele pode perder a habilidade para o esporte a partir do momento que a miopatia se manifesta”, indica Edmar.
Ainda segundo o doutor Zanoteli, a miopatia metabólica pode explicar a aparente falta de força física do jogador nos últimos tempos, um dos motivos pelo qual o meia tem sido mais questionado pela torcida. “A miopatia metabólica afeta capacidade da fibra muscular em produzir energia suficiente para a contração muscular, deixando o indivíduo com intolerância ao exercício”, esclarece ele.
Desempenho na temporada
Na atual temporada, quando Götze retornou ao Borussia depois de três temporadas defendendo o rival Bayern de Munique, o camisa 10 tem números modestos: três gols e duas assistências em 24 partidas disputadas. O último jogo do qual participou foi no dia 29 de janeiro, em empate por 1 a 1 contra o Mainz 05.
Expectativa de retorno
Segundo comunicado oficial do clube, o atleta está passando por um programa de treinamento individual e tem respondido positivamente ao tratamento. Se continuar evoluindo, ele pode voltar a treinar na pré-temporada, que começa em julho.
Através de seu CEO, Hans-Joachim Watzke, o Borussia desejou forças ao jogador. “O BVB (Borussia Dortmund) deseja a Mario Götze uma recuperação rápida, também em nome de seus dez milhões de fãs”, disse.
Fonte: RedeTV