Após a derrota por 2-0 na Liga dos Campeões contra a Inter de Milão e o lisonjeiro 0-0 no clássico contra o Schalke 04, o Borussia Dortmund está sob pressão. Da mesma forma, o técnico da BVB, Lucien Favre. Na avaliação de Matthäus ,"nem a atitude nem os resultados estão corretos há semanas", escreve o ex-jogador em sua coluna na "Sky".
É "cada vez menos reconhecível o que este BVB realmente representa, o que uma vez fortaleceu, infelizmente não é mais reconhecível." Qual é a sua filosofia? "Posse de bola? Contra-futebol? Agressividade?" Mateus não pôde "reconhecer nenhuma caligrafia". A crítica inclui, portanto, acima de tudo o treinador Lucien Favre. "Sinto que Favre não é mais capaz de alcançar todos os jogadores e os tem atrás deles", supôs o ex-jogador. A cena entre o suíço e o astro Mario Götze, foi "uma prova de que há algo errado lá".
Portanto, Matthäus agora exigia que os dirigentes devessem "tomar decisões rápidas", mesmo que seja muito fácil para mim empurrar tudo constantemente para o treinador, ainda desejando Klopp depois de cinco anos e publicamente o dizendo". Embora Favre não possa evitar que o Borussia esteja sentindo falta de "um atacante como Mandzukic", no entanto: "O resto parece ser um problema entre o técnico e a equipe".
Assim, Matthäus estimula simultaneamente a discussão sobre uma possível mudança de treinador. "Os nomes de Ralf Rangnick e José Mourinho estão atualmente fazendo a ronda - dois treinadores de destaque que todos os principais clubes precisam discutir e discutir, caso ocorra uma mudança possível, já que não há tantos treinadores gratuitos no momento".
Além disso, ele se preocupa com a "falta de autocrítica" nos aspirantes ao título. "Um (Marco Reus) Compara os 90 minutos com um jogo para o PlayStation, o outro (Lucien Favre) Está satisfeito com um 0-2 para Inter de Milão ou um 0-0 totalmente feliz. contra o Schalke ". No concorrente Bayern, a reação a jogos ruins é impensável, então Matthew tem certeza: "Um Manuel Neuer é honesto e crítico quando perde um jogo. Em Dortmund, alguém fala tudo de bom, embora seja tudo menos bonito".