A considerável participação do Borussia Dortmund na na final da Liga dos Campeões, em 2013, quase garantiu que o BVB poderia ter perdido uma grande parte de suas estrelas naquele verão. Com René Meulensteen, sob comando de Sir Alex Ferguson entre 2007 e 2013. O assistente técnico dos gigantes da Premier League Manchester United, revelou os ingleses planejavam no verão de 2013, a contratação de dois ex-jogadores do BVB.
Meulensteen revelou os nomes ao jornal inglês: Ilkay Gündogan e Marco Reus. "Naquela época, vimos Gündogan e Reus, queríamos Gündogan porque ele era muito parecido com Scholes, um jogador que pode segurar a bola, pensar rápido e ter velocidade", disse o homem de 54 anos. Se Sir Alex Ferguson tivesse "continuado, provavelmente teríamos mantido o mesmo time, teríamos adicionado um pouco mais de qualidade e poder".
A razão para a retirada dos Red Devils foi a renúncia da lenda do técnico Sir Alex Ferguson no final da temporada 2012/13. Isso surpreendeu todo mundo no clube, confessou Meulensteen no início deste ano em comparação com o "Manchester Evening News". "Tivemos uma reunião normal e já estávamos ocupados preparando para a próxima temporada, estávamos indo para a Austrália e Sir Alex disse que nos levaria para uma das melhores áreas de vinho, tivemos reuniões", Meulensteen descreveu que a princípio nada indicava a renúncia de Ferguson.
Quando a notícia da saída do homem de 76 anos finalmente apareceu, foi "tomada por muitas pessoas no clube como uma bomba. Ele estava tão afiado como sempre e sempre o primeiro no campo de treinamento. Não havia nada que indicasse que Seria sua última temporada ", disse Meulensteen.