O BVB está prestes a se classificar para a próxima Liga dos Campeões. Então a missão do técnico Peter Stöger será cumprida. E o sucessor da direção já parece estar escolhido.
Peter Stöger teria gostado se as especulações sobre o treinador do Borussia Dortmund diminuissem um pouco. Foi "muito bom, não falar sobre isso. disse o austríaco. Muitas vezes ele tinha perguntas chatas com serenidade. Porque nos bastidores, a suposta discussão do técnico parece ter terminado.
Stöger assumiu o BVB em dezembro com a ordem de liderar o clube na Liga dos Campeões. Desde então, os auri-negros acumularam 33 pontos em 17 jogos.
A missão está quase no fim, com dois jogos para disputar, o Dortmund está quatro pontos à frente do Bayer Leverkusen, e tem uma saldo de gols melhor. Uma vitória em casa contra o Mainz 05 no sábado eliminaria todas as dúvidas. "Então, vamos terminar a temporada corretamente, especialmente com os altos e baixos que estiveram lá", diz Stöger. Mas o treinador de 52 anos conseguiu se provar na presença de quase cinco meses no banco, mas a extensão de seu trabalho não convenceu os líderes de Dortmund a assinar um novo contrato.
Hans-Joachim Watzke declarou um "primeiro contato" na questão do próximo treinador, sem falar muito publicamente. Mas não para Stöger: "Eu honestamente não sei se sou eu quem deve implementar as idéias ou se é outra pessoa" . Há muitas indicações de que o novo treinador mais próximo é Lucien Favre.
O suiço de 60 anos de idade, que poderia gabar-se de grande sucesso na Bundesliga com Hertha BSC e Borussia Moenchengladbach, deve ser permitido a deixar o seu clube Nice, atualmente em sétimo na França com o montante de três milhões euros. O presidente de Nice, Jean-Pierre Rivère, havia negado a proposta do BVB há um ano, enquanto o clube procurava substituir Thomas Tuchel. Mas há alguns meses ele anunciou publicamente que o Borussia ainda estava interessado em Favre. De acordo com as informações, outros clubes do exterior também estão interessados. O treinador se vê em seu ambiente pronto para treinar um calibre como Dortmund ou Bayern.
Favre é descrito como um perfeccionista, um gênio tático, um desenvolvedor de talentos . Em Nice, ele ainda conseguiu domar o italiano Mario Balotelli (63 jogos, 40 gols, 3 cartões vermelhos). O capitão Marco Reus amadureceu sob ele e virou uma estrela. "Ele é um treinador sensacional. Ele me ensinou muito sobre a minha carreira " , disse ele, deixando Mönchengladbach em 2013.
Este belo futebol poderá em breve ser visto na Bundesliga. Em Dortmund. Mas o BVB deve primeiro garantir a Liga dos Campeões. Só então a missão da Stöger é superada e o sucessor será proclamado.
Fonte: RN