Marcel Reif, da televisão suiça Swiss, é provavelmente um dos repórteres esportivos mais comentados da Alemanha no momento.
Em uma entrevista ao portal online "Sport Buzzer" o jornalista de 68 anos se posicionou sobre o futuro da Bundesliga e revelou que o Bayern de Munique provavelmente não deverá manter-se por muito tempo na competição doméstica germânica.
Segundo Reif, os motivos disso ocorreriam porque o Bayern estaria acima de todos na Bundesliga. "Você não pode medir a competição na liga pelo Bayern. Isso é bobo. Os campeões são sempre o Bayern, o Bayern e o Bayern. Se você for para as ligas em todo o mundo, então você sabe quem vai dominar por lá. Na França, Espanha e Itália, com dois clubes também na Inglaterra, com três quatro, na frente. Isso não é romântico. O campeonato é apenas para os românticos ".
Portanto, a solução para o Bayern de Munique só poderia ser jogar em uma liga mundial no futuro: "A Liga Mundial virá. Não amanhã, mas depois de amanhã. Não faz sentido, especialmente para os bávaros. Eles não estão mais acostumados a jogar contra adversários sérios quando se tornam sérios na Liga dos Campeões. Eles não têm mais competição ".
Na Liga Mundial, por outro lado, o Bayern estaria sob pressão constante. Além disso, os jogos em uma liga mundial seriam muito mais atraentes e, assim, financeiramente melhores para o mercado.
Rummenigge, patrão do Bayern, pede a abolição da regra 50 + 1
Já o CEO do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, queixou-se durante algum tempo da falta de competição na Bundesliga. Portanto, ele repetidamente exigiu a abolição da "regra dos 50 + 1", que proíbe os investidores de assumirem a maioria dos clubes da Bundesliga.
Watzke duvida das ideias de Reif
Até agora, essa liga mundial só foi discutida. Mesmo os dirigenes da Bundesliga duvidam da ideia. O diretor-geral do BVB, Hans-Joachim Watzke, disse ao Kicker: "Em qualquer caso, haverá a Bundesliga em 2025 e haverá em 2035. Qualquer conceito que exclua as ligas nacionais falhará. Os esforços dos grandes clubes para encenar algo como uma liga super ou mundial existem. Mas nunca consigo imaginar o Real Madrid ou o Bayern de Munique não jogando em suas ligas nacionais. "