Texto por Colaborador: 11/09/2020 -

No Borussia Dortmund, Ciro Immobile falhou miseravelmente. O jogador de 30 anos voltou a florescer na sua terra natal italiana e coroou a sua forte atuação na Lazio com a Chuteira de Ouro, o prémio de melhor marcador da Europa. O ex-treinador do BVB e ex-Lazio Thomas Doll agora explica porque Immobile foi um fracasso na Alemanha.

"Não funcionou para Ciro em Dortmund porque ele não se aclimatou lá", analisou Doll no "Sport Bild". O técnico de 54 anos sublinhou que o BVB é um clube que se preocupa com os jogadores, "no entanto, Immobile não conseguiu habituar-se a isso".

"Na Itália, a vida acontece mais nas ruas do que na Alemanha, onde as pessoas gostam de tomar um expresso juntas espontaneamente”, explica Doll. Este convívio junto à praça é particularmente importante para os profissionais italianos.

Ademais, Immobile tinha grandes problemas com a língua alemã. "Além disso, as expectativas de um artilheiro que veio do FC Turin para o BVB por uma mega taxa de transferência (18,5 milhões de euros, nota do editor) eram obviamente extremamente altas", acrescentou Doll.

As manchetes negativas também teriam prejudicado o mercado imobiliário. "Quando não deu certo no início, Ciro deve ter abrido os jornais. Algo parecido com fazer compras erradas. Isso pode tê-lo sobrecarregado e bloqueado, ele entrou em uma espiral negativa", disse o homem de 54 anos.

Enquanto Immobile marcou apenas dez gols em 34 jogos oficiais pelo BVB, o jogador de 30 anos triunfa na Lazio. Com 36 gols no campeonato, o italiano subiu ao trono do futebol europeu - deixando para trás a estrela do Bayern, Robert Lewandowski (34 gols).

"É uma pena para o BVB, para a Bundesliga, mas principalmente para o setor imobiliário, que não puderam mostrar o que podem fazer na Alemanha. Por isso é ainda melhor que o futebol escreva essas histórias e exploda na Lazio", disse.