Texto por Colaborador: Redação 14/06/2023 - 23:55

Na última temporada 2022/2023, o Borussia Dortmund voltou a ser um dos clubes da Bundesliga com mais ausências por lesão. Apenas o Augsburg se saiu ainda pior nesta estatística.

Em média, o Revierklub teve 55,32 dias perdidos por jogador. Para comparação: o Union Berlin teve o menor número de dias perdidos de todos os clubes da Bundesliga, com 18,45 dias.

Mesmo na temporada anterior, o BVB não conseguiu controlar esse problema elementar. Agora, o ex-fisioterapeuta do Dortmund, Thomas Zetzmann, falou sobre os possíveis motivos.

Em entrevista ao Spox, o profissional de 52 anos explicou: "Tenho uma hipótese que também expressei à direção esportiva: a grama híbrida é colocada no estádio. Esta é uma mistura de grama artificial e grama normal. No centro de treinamento existem principalmente dois grandes campos.”

"Um com grama híbrida, que foi criado a pedido de Thomas Tuchel porque ele queria treinar na mesma superfície que é usada no estádio. E um com grama normal.

Aos olhos de Thomas Zetzmann, as pessoas alternam entre esses dois lugares com muita frequência: “Principalmente por causa do clima. Aos meus olhos, não havia um ritmo consistente. Para fazer isso, os jogadores devem trocar de tênis. Em ambos os lugares você tem uma tensão completamente diferente em certas estruturas nas articulações, tendões ou fáscias.”

O ex-profissional continuou: “Isso pode resultar em desequilíbrios nas articulações e inserções musculares. Acho que faria bem aos jogadores se eles se envolvessem com um recibo.”

Antes da temporada 2022/2023, o novo diretor esportivo Sebastian Kehl reorganizou o departamento médico do clube devido ao sofrimento contínuo das lesões. No decorrer disso, o BVB também se separou de Thomas Zetzmann.

Antes disso, porém, houve uma conversa entre os homens: “Eu disse a ele: seria uma boa ideia dizer adeus à hierarquia plana anterior e contratar um fisioterapeuta sênior. Faria mais sentido que uma pessoa tomasse as decisões e nem todos acrescentassem seus dois centavos”, disse Thomas Zetzmann na época.

Ex-fisioterapeuta do BVB fala de desentendimentos e perda de confiança

“Eu disse anos atrás que a qualidade de qualquer terapeuta deve ser usada corretamente. Cada terapeuta tem conhecimentos especiais, treinamento individual e métodos de tratamento: um é especialista em ligamentos ou músculos, o outro em articulações. Uma triagem de terapeuta, quem pode fazer o quê e quão bem, é obrigatória para mim hoje em dia.

Via Ruhr24

Categorias

Ver todas categorias

O BVB acerta em renovar com Sebastian Kehl?

Sim

Votar

Não

Votar

4 pessoas já votaram