Reprodução / ViaplayJulian Ryerson participou diretamente dos quatro gols na vitória acachapante do Borussia Dortmund sobre o FSV Mainz por 4 a 0, resultado que ampliou para 15 jogos a invencibilidade da equipe na Bundesliga (11 vitórias e 4 empates).
Abrindo a 22ª rodada do campeonato alemão com a oportunidade de reduzir para apenas três pontos a diferença em relação ao Bayern Munich, o Dortmund não demorou a mostrar serviço diante da empolgante torcida em casa. Aos 10 minutos, um preciso cruzamento de falta de Ryerson da intermediária rompeu a defesa do Mainz, permitindo que Serhou Guirassy cabeceasse com força para superar Daniel Batz. Foi o décimo gol de bola parada do BVB na abertura de jogos da Bundesliga, marca que lidera a competição.
Apenas cinco minutos depois, a equipe de Niko Kovač ampliou a vantagem. Novamente Ryerson levantou a bola de posição semelhante, dessa vez encontrando Maximilian Beier, que encaixou um cabeceio de ângulo fechado no segundo poste.
O Mainz teve chances de diminuir o placar, mas Silas não conseguiu acertar o alvo com finalização de pé, aparentemente em posição irregular, pouco antes de Silvan Widmer colocar a bola entre as pernas de Gregor Kobel também em impedimento confirmado. As oportunidades desperdiçadas custaram caro antes do intervalo, quando Guirassy marcou seu segundo gol na partida e o 11º no campeonato, completando de cabeça escanteio de Ryerson dentro da pequena área.
Sem recuar, o Dortmund continuou atacando após o reinício, obrigando Batz a trabalhar para impedir a finalização de pé de Felix Nmecha, além de defender chute cruzado de Beier e um disparo rasteiro de Brandt. Aos 60 minutos, Guirassy chegou muito perto do hat-trick, cabeceando para fora de posição privilegiada após mais um escanteio perigoso.
Os donos da casa dominaram completamente rumo aos minutos finais, e Ryerson quase conseguiu sua quarta assistência incrível, mas Batz chegou primeiro que o substituto Fábio Silva. Porém, aos 39 minutos da etapa final, o Dortmund merecidamente chegou ao quarto gol, beneficiando-se do gol contra de Dominik Kohr após mais uma bola levantada por Ryerson.
Com o resultado, o Dortmund segue como a única equipe da Bundesliga ainda invicta em casa (9 vitórias e 2 empates), tendo sofrido apenas oito gols no Westfalenstadion e mantido sete jogos sem ser vazado, ambos os melhores números da liga. Mais importante, a nova vitória mantém a pressão sobre o Bayern, que está três pontos à frente com um jogo a menos.
Para o Mainz, a segunda derrota em seis partidas da liga (4 vitórias) está longe de ser um desastre, mas o Die Nullfünfer ainda pode ser puxado de volta para a zona de perigo, ficando apenas dois pontos acima da vaga de playoff de rebaixamento antes dos demais jogos do fim de semana.
FICHA & CURIOSIDADES
13/02
18:22
Ryerson comanda goleada do Dortmund sobre o Mainz e mantém pressão sobre o Bayern
13/02
13:55
Dois ex-treinadores do BVB estão na lista de candidatos do Tottenham
13/02
10:00
Borussia Dortmund observa quatro alvos da Bundesliga para o verão
13/02
09:45
Beier quer sequência positiva no Dortmund e trata Mundial como objetivo
13/02
09:15
Helmer comenta futuro de Schlotterbeck e cita diferença de nível entre Bayern e Dortmund
13/02
08:50
BVB pode ter surpresa com jovem no time titular diante do Mainz
13/02
05:00
Borussia Dortmund mantém interesse em jovem do Nottingham Forest
13/02
04:45
Confira a probabilidade de Bensebaini deixar o Borussia Dortmund no verão
13/02
04:24
Toni Kroos descarta chances do Borussia Dortmund na disputa pelo título da Bundesliga
13/02
02:00
Oliver Kahn defende declarações de Schlotterbeck sobre ambição pelo título do BVB
12/02
12:00
Borussia Dortmund x Mainz: escalações, onde assistir e arbitragem
12/02
11:15
Kovac projeta duelo com o Mainz e confia na força do elenco
12/02
10:10
BVB monitora Lewis Miley e trata negócio como possível “projeto Bellingham”
12/02
09:45
BVB aguarda evolução física de Emre Can para sequência de jogos
12/02
09:20
Kahn apoia ambição de Schlotterbeck e cobra postura do BVB
12/02
05:15
Borussia Dortmund monitora africano na Ligue 1 como possível substituto de Schlotterbeck
12/02
04:30
Ricken fala sobre renovação de Schlotterbeck e situação de outros três jogadores do BVB
12/02
04:00
Um irritado Ricken rebate críticas ao BVB e destaca evolução da equipe