Apenas três vitórias locais nos 18 jogos das duas rodadas disputadas na Bundesliga após a paralisação devido à pandemia de Covid-19. Os dados são impressionantes. O fator local, obviamente, não pesa mais no futebol alemão. E todos os olhos e suspeitas apontam para as arquibancadas vazias ... Jogar a portas fechadas não parece ser um bom negócio agora, e não apenas pela falta de receita com a venda de ingressos, mas também pelo resultado esportivo.
No final de semana passado, após uma paralisação de 66 dias do campeonato devido ao coronavírus, a bola rolou novamente nos estádios germânicos. E o saldo foi desfavorável para os locais: apenas uma vitória (Dortmund 4-0 ao Schalke 04) em nove jogos. O resto? Três empates e cinco vitórias fora. Poderia ter sido uma coincidência, uma exceção à regra ... No entanto, neste fim de semana, pela 27° rodada, a estatística quase se repetiu: apenas duas vitórias dos anfitriões (5-2 do Bayern de Munique ao Eintracht Frankfurt e Hertha Berlin por 4 a 0 para a Union Berlin) nos nove jogos disputados. Além disso, dois empates e cinco vitórias dos visitantes.
Os números falam por si. Antes da paralisação, o percentual de vitórias locais no torneio era de 43,3%. Nessas duas rodadas, caiu para 16,6%. Há apenas um antecedente na Liga até agora: na 6 rodada, quando nenhuma equipe local venceu. Naquela época, havia fãs nas arquibancadas. Hoje, ao que parece, o que falta é apoio...