Texto por Colaborador: 20/08/2020 -

Raphael Guerreiro revelou que prefere jogar como lateral em uma defesa três do que como lateral esquerdo em uma defesa quatro jogadores. Tem havido muita especulação nas últimas semanas sobre a formação que o treinador do Borussia Dortmund, Lucien Favre, usará para a próxima temporada.

A mudança para um três na defesa provou ser um grande sucesso na temporada passada, mas o suíço nunca teve vergonha de sua preferência por jogar com quatro na defesa. Já Raphael Guerreiro deu a sua opinião sobre o assunto, admitindo que prefere a formação em três porque lhe permite se aventurar mais livremente. “O sistema de três correntes é o que eu mais gosto”, disse Guerreiro em entrevista a Ruhr Nachrichten . “Isso me dá espaço para seguir em frente - e sempre sei que há alguém atrás de mim que está me protegendo. É mais difícil avançar em uma defesa de quatro jogadores porque você não tem certeza se haverá uma lacuna atrás de você.

E é fácil perceber por quê. Guerreiro foi um dos melhores jogadores do Borussia Dortmund na segunda metade da temporada passada. Seu excelente jogo de articulação e habilidade de vencer os zagueiros pelo flanco causou todo tipo de problemas aos times adversários.

O português teve apenas dois gols e uma assistência ao seu nome em todas as competições antes da mudança de formação no final de Novembro. Mas após a mudança para uma defesa três, Guerreiro conseguiu marcar seis gols e dar quatro assistências, tornando-se um dos jogadores mais importantes do Borussia Dortmund.

Nos dois jogos da pré-temporada até agora, Lucien Favre utilizou os quatro na formação defensiva, o que sugere que poderíamos ver o retorno do sistema 4-2-3-1 / 4-3-3. Embora Guerreiro diga que não houve nenhuma discussão sobre a formação que será usada para a próxima temporada. “Até agora não sei que sistema vamos usar na próxima temporada. Não houve uma reunião de equipe em que isso tenha sido claramente discutido. A minha preferência é clara, mas somos profissionais e claro que vamos acabar jogando onde o treinador acha que é certo ”.