No verão de 2016, Ilkay Gündogan deixou O BVB Ao Manchester City. No entanto, o jogador alemão ainda gosta de pensar em seu tempo em Dortmund. Em uma entrevista o meia falou sobre seu início no Borussia. "Eu nem pensei sobre qual poderia ser o segundo ou terceiro passo: aos 20 anos, o passo de Nuremberg para o BVB foi o maior, tudo veio depois", disse Gündogan, que se mudou para Dortmund em 2011.
Depois de 157 jogos no time do Ruhr, ele finalmente se atreveu a dar um passo ao exterior. Desde então, ele ganhou dois títulos em inglês com o Manchester City. O outro caminho fez Jadon Sancho: a falta de oportunidades sob o comando do técnico Pep Guardiola fez o atacante em 2017 deixar a Inglaterra, e assinar com o BVB. Enquanto isso, o adolescente é um dos jogadores mais procurados do mundo. Para Gundogan, o inglês é "um jogador incrivelmente bom que traz tudo para se tornar uma estrela". No entanto, ele não teve muitos pontos de contato com o jovem em Manchester. "Tanto quanto me lembro, ele treinou uma ou duas vezes conosco", disse o alemão.
Enquanto isso, Gündogan e o Citizens não estão funcionando bem nesta temporada. Oito pontos separam o atual campeão do líder Liverpool. Mas o jogador ainda não quer desistir do título. "A situação não é nova para nós: estávamos sete pontos atrás em janeiro da temporada passada, que é uma grande diferença, mas jogamos contra o Liverpool mais duas vezes, temos duelos diretos e podemos ficar para trás a dois pontos", esclareceu Gündogan.
Em Manchester, o jogador de 28 anos prolongou seu contrato até 2023. Ele esteve envolvido em 125 jogos pelo City em todas as competições.