Favre elogia: “Se você não ver que Reyna tem algo especial, você é cego!”

Texto por Colaborador: 23/01/2020 -

O técnico do Borussia Dortmund, Lucien Favre, cantou os elogios a Gio Reyna depois que o juvenil dos EUA se tornou o quinto jogador mais jovem da história a estrear na Bundesliga no fim de semana passado, dizendo: “se você não pode ver que ele tem algo especial, você está cego".

Questionado sobre Reyna em sua conferência de imprensa antes da partida desta sexta-feira, em casa, contra o Colônia, Favre falou por mais de um minuto e meio - sua resposta mais longa - sobre o jovem americano prodigio.

"Ele estava nos EUA com a equipe [na turnê de pré-temporada] e antes havia treinado com o time várias vezes", disse o treinador de 62 anos, descrevendo as bases estabelecidas para Reyna prosperar. “Ele treinou com eles algumas vezes cerca de 18 meses atrás também. Nos EUA, ele jogou contra o Liverpool e também contra o Seattle Sounders. No treinamento, você pode ver que ele tem algo especial. Se você não pode ver isso, você é cego. Seu movimento é correto, ele joga da maneira certa e já pode fazer muito com a idade. Ele defende de maneira muito inteligente também. Isso não é fácil de fazer aos 17 anos, mas ele já faz isso bem. Ele pode marcar gols e jogar a bola final. ”

Os quatro gols e sete assistências de Reyna em 11 partidas na Bundesliga Sub-19 nesta temporada são testemunho disso, e ele fez a transição perfeita para jogar com os meninos grandes no sábado.

"Por exemplo, na preparação para o nosso quinto gol em Augsburgo, ele ganhou a bola de volta após um cruzamento", continuou Favre. “Ele acelerou, driblou para frente e depois deu a Marco Reus , que jogou no Haaland para marcar. Ele tem [uma sensação do jogo]. Nosso plano era que ele ficasse conosco no primeiro time a partir de janeiro, e é isso que vamos fazer, ele estará conosco. Ele precisa continuar jogando do jeito que está e fará grandes progressos. ”

Parece haver pouca dúvida sobre isso. Afinal, o Dortmund já havia antecipado quando se trata de dar uma chance aos jovens adolescentes e transformá-los em jogadores de classe mundial. 

No entanto, e apesar de seu próprio entusiasmo por um jogador que completou 17 anos em novembro, Favre insistiu que Reyna teria tempo para progredir naturalmente. "Precisamos ter cuidado", disse ele. “Precisamos levar as coisas passo a passo com os jovens jogadores. Eles já estão no primeiro time e temos muitos jovens no elenco. Sancho ainda é muito jovem e está conosco há dois anos, mas ainda precisamos cuidar dos rapazes. ”