Peter Hyballa, que já foi treinador na base de Mario Götze no Borussia Dortmund, comentou sobre a difícil situação do herói da Copa do Mundo de 2014. Isso também está relacionado com a ocupação da cadeira de treinador no BVB.
"Götze obviamente precisa do treinador certo, como eu costumava pensar que Mario joga em todos os times, mas aparentemente ele precisa de um treinador de espírito livre e não um treinador de estrutura, disse Hyballa em uma entrevista com Spox. O jogador ofensivo de 26 anos é "um espírito livre e com tal jogador você tem que falar muito, e nem todos os treinadores entendem isso, especialmente na Alemanha", criticou Hyballa.
O atual técnico da primeira divisão da Eslováquia, DAC Dunajská Streda, aconselhou Götze, que atualmente é apenas reserva no BVB: "Ele só tem que ir e talvez ficar um pouco mais relaxado. Há também outras coisas na vida que o futebol". O ex-profissional do Bayern é "um perfeccionista, mas essa afirmação também o desgasta". Para Götze, há apenas duas opções: "Ou ele se afirma no Borussia Dortmund ou vai para o exterior".
Hyballa também relatou seu primeiro contato com Götze no U19 do BVB. "Naquela época, nós jogamos uma grande temporada, estavam nos playoffs para o campeonato e a taça. Mario foi muito rápido parte integrante da equipe que jogou como 10 e nas alas", disse o treibnador de 42. "Você já viu todas as qualidades impressionantes que tem, ele vê espaços, tem uma ótima técnica e um talento incrível".
Götze estava em um triatlo no campo de treinamento "todos os outros nadavam", lembrou Hyballa. "Foi quando eu pensei: o que ele não pode fazer?" No início do desenvolvimento rápido da então criança prodígio, no entanto, o departamento de juventude de Dortmund teve uma grande fatia, enfatizou o treinador.
"Porque o treinador na época também tinha o BVB uma maneira muito robusta. A alma sensível não se deve sempre enfrentar sensível, mas às vezes exatamente contraproducente para enfrentar a para tirar o máximo proveito disso ".