Ex-treinador da Bélgica: "A decisão de Batshuayi de ir a Dortmund foi o melhor que ele poderia ter feito"

Texto por Colaborador: 06/03/2018 -

O antigo treinador da Bélgica, Costa do Marfim e do Schalke , Marc Wilmots, está vigiando atentamente a Bundesliga e a última assinatura do Borussia Dortmund , Michy Batshuayi, em particular. Falando exclusivamente com a bundesliga.com , o homem que entregou a Batshuayi, sua estréia internacional de alto nível, falou sobre as primeiras semanas de 24 anos na Bundesliga em Dortmund, o que o torna o jogador que ele é, a Copa do Mundo da FIFA e onde seu futuro talvez minta.

bundesliga.com: Marc Wilmots, qual a boa forma de Michy Batshayi para Dortmund?

Wilmots: Um ajuste muito bom. O estilo de jogo do BVB é mais adequado para ele. Eles têm jogadores tecnicamente impressionantes como Marco Reus, Mario Götze e Andre Schürrle atrás dele, o que está lhe dando a melhor plataforma possível para aproveitar seu potencial. Ele só pode se beneficiar dessa jogada de ataque direta e rápida. Eles raramente utilizam com bolas longas em Dortmund, mas sim um jogo diligente e regular para a área do adversário. Ele também pode beneficiar de passes finos atrás de jogadores como Gonzalo Castro ou Shinji Kagawa . Ele só pode se divertir jogando em um estádio tão fantástico. Sua decisão de ir a Dortmund foi o melhor que ele poderia ter feito.

bundesliga.com:  O que faz Batshuayi o jogador que ele é?

Wilmots: Ele é rápido, cheio de truques e calma na frente do gol. Ele é tão bom com as costas para o gol como na frente dele, e ele sempre procura fazer as corridas que criam espaço para seus companheiros de equipe. Ele é tão forte à sua esquerda como ele está à sua direita. No campo, ele é bastante silencioso, mas sempre de bom humor com um sorriso no rosto. Ele é um cara legal.

bundesliga.com:  Em que áreas ele fez a maior melhora nos últimos meses?

Wilmots: Seu carisma. Ele tem jogado com confiança. Ele está mostrando que ele é muito mais robusto, não está se esquivando de desafios e está disposto a colocar seu corpo na linha.

bundesliga.com:  Ele pode manter sua forma de gols até o final da temporada?

Wilmots: Claro que ele tem que permanecer livre de lesões e em condições físicas máximas para jogar a cada três dias. Ele não jogou tanto no Chelsea, então ele precisa de um ritmo melhor. Seu sorriso até tarde me atingiu. Você pode ver que ele assumiu esse desafio com grande prazer. Ele fez muito bem em Dortmund com seus gols porque as coisas pareciam bastante sombrias no Borussia quando ele chegou.

bundesliga.com:  Ele ainda estará marcando gols na Bundesliga na próxima temporada?

Wilmots: Honestamente, isso é difícil de dizer. Todos os gols que ele marca atraem interesse de outros melhores clubes da Europa. O Chelsea provavelmente terá um novo treinador no próximo ano, então você não pode descartar ele querendo construir por Michy. De qualquer forma, não há necessidade de se preocupar com seu futuro. O importante é que ele está feliz onde quer que ele esteja, e ele tem que estar jogando regularmente para isso. Mas ninguém sabe como as coisas serão dentro de quatro meses.

bundesliga.com:  ele se juntou à BVB com o objetivo para que ele possa ir à Copa do Mundo com a Bélgica no verão. Como você classifica suas chances?

Wilmots: Se ele continua marcando como ele está, então será difícil para o treinador belga Roberto Martinez deixá-lo fora. Ele está competindo contra o Divock Origi de Wolfsburg por um lugar. É compreensível que ele queira ir à Copa do Mundo porque ele nunca esteve em um torneio, enquanto a Origi foi.

bundesliga.com:  Seu estilo de jogo se encaixa melhor na Bundesliga do que na Premier League?

Wilmots: Eu acho que ele pode se estabelecer em qualquer liga. É claro que a Bundesliga parece feita para ele porque é uma liga de ataque, mas ele está comprovado em suas poucas aparições na Inglaterra que ele também pode realizar com as costas para o gol.