O Borussia Dortmund contratou no verão Mats Hummels do Bayern de Munique e sustentou suas ambições de substituir os campeões do trono da Bundesliga. No entanto, o técnico do BVB, Lucien Favre, pode não ter sido convencido pela transferência, afirma um ex-companheiro de seu tempo em Gladbach.
Thorben Marx, que estava sob contrato com o Borussia Mönchengladbach entre 2009 e 2015 e, portanto, trabalhou por vários anos com Favre, ficou preocupado com a chegada de Hummels. O motivo: "Quando fizemos a análise de vídeo naquela época, ele (Favre) de Hummels não estava tão convencido", disse à Sky. "Ele disse naquela época que o acha superestimado", continuou Marx. A mudança de Hummels ostensivamente "fez sentido em sua história no Borussia Dortmund". No entanto, ele não sabia "se Hummels era realmente o jogador favorito de Lucien Favre".
O Dortmund transferiu pelo menos 30,5 milhões de euros para o jogador de 30 anos, que assinou um contrato de três anos. O fato de Lucien Favre ter mudado de opinião sobre Hummels desde o tempo de Gladbach é o que parece ter ocorrido nos últimos meses.
Sob comando de Favre, ele fez 17 jogos na temporada atual em todas as competições e é um dos poucos pontos positivos no BVB. Em meados de setembro, o suíço também se manifestou publicamente pelo retorno do zagueiro na seleção alemã. Na crise em curso, Hummels retribuiu e reiterou que Favre ainda era o treinador certo para o BVB.