Confira como foi a conferência de imprensa do treinador Peter Bosz antes do amistoso com o Urawa Reds neste sábado, as 7:10 no Japão.
Os seus primeiros dias em Dortmund: "Ainda vivo no hotel, mas nesta primeira semana me sinto bem integrado. A equipe gosta muito de mim e eu não tinha grandes ideias com antecedência porque cada clube é diferente."
A comparação entre o Ajax e o BVB: "É difícil comparar os dois clubes porque o Ajax é também um grande clube com muitos fãs em todo o mundo e eu percebi que o BVB é um grande clube. Todos os dias, quando eu vou ao treino, ver o estádio e todos esses fãs, mesmo no Japão, então você pode sentir o fervor."
O desafio de executar a sua filosofia: "A maioria dos jornalistas me perguntam quanto tempo isso vai levar para que a equipe faça a minha filosofia. Não posso responder, porque isso difere entre os diferentes clubes. Isso depende de muitos fatores. Temos bons jogadores, mas os detalhes no jogo são diferentes. É importante que toda a equipe esteja unida. Se você não executar um estilo de jogo agressivo com muita pressão, então haverá problemas."
Seu treinador assistente Hendrik Krüzen: "Antes de falar do treinador assistente, eu trabalho em colaboração com todo o pessoal. Qualquer pessoa no quadro da equipe tem uma tarefa e uma posição importante. É importante dizer. Todos são importantes, tal como o meu treinador assistente Hendrik Krüzen que eu conheço há muito tempo. Trabalhámos juntos no Heracles Almelo. Hendrik ainda tem em mente ser um jogador, ele prefere mesmo jogar (risos). Às vezes ele pensa que ele é capaz, ele era um jogador muito inteligente, ele fez parte da equipe campeã da Europa em 1988. Ele era um bom jogador de futebol e ele vê muito rápido o que acontece no campo. Ele se sente na equipe como um treinador."
E Albert Capellas: " Com Albert, trabalhamos juntos no Arnheim há um ano e eu gostei muito da sua filosofia sobre o futebol e suas experiências que ele ganhou principalmente em Barcelona graças a Pep Guardiola. A combinação é interessante porque o Albert é uma pessoa completamente diferente do Hendrik. Espero que possamos trabalhar os dois juntos."
O Belo Futebol: "Para mim, a coisa importante é que nós ganhamos, mas isso pode trabalhar de maneiras diferentes. Quando vou ver um jogo de futebol, quero ver um bom jogo. Ainda estou a tentando ganhar com a minha equipe, mas também para mostrar um bom jogo. Se eu vir isso, terei prazer em ganhar e dizer que os fãs se divertiram. Você tem que ver se os jogadores que você tem em são capazes como eu poderia fazer a última temporada com o Ajax. Foi interessante, pois tivemos muitos jogos muito emocionantes, trazendo prazer aos fãs. Tenho a certeza que somos capazes."
Jovens jogadores: "A partir de 22-23 anos, na Holanda você já é um velho. Na maioria dos casos, os jovens de 20 anos começam a sua carreira com a primeira equipa na Holanda. Eu tenho que reconhecer que Dortmund tem bons jovens jogadores que tiveram a oportunidade na última temporada de jogar a champions league."
Os dvds nas férias: "Eu vi muitos jogos nas minhas férias. É preciso conhecer os seus jogadores porque nos primeiros treinos, é importante estabelecer os detalhes, pois vamos trabalhar juntos todos os dias. Acho que conheço todas as qualidades da equipe daqui a uma semana."
O seu jogo favorito do BVB na última temporada: "O mais importante para Dortmund foi a vitória em Munique na semi-final da Copa da Alemanha. O jogo foi realmente de boa qualidade."
Sobre Pierre-Emerick Aubameyang: "A pergunta me será certamente colocada até 31 de agosto, assim como para outros jogadores. Eu ainda sou seu treinador, eu trabalho com os jogadores que estão à minha disposição. Tudo o resto diz respeito a Michael Zorc. Falamos juntos todos os dias. Auba é um jogador incrível. Como treinador, espero que ele fique, mas não sabemos."