O Borussia Dortmund deixa impressões duvidosas na preparação para a nova temporada. Houve algumas goleadas no início, mas nenhuma vitória contra os melhores oponentes. Algumas das grandes forças estabelecidas até agora do elenco deixaram a desejar. Cinco jogadores ainda precisam melhorar significativamente no início da temporada.
Julian Brandt
O meio-campista floresceu na pré-temporada após a mudança do sistema para três zagueiros. O BVB joga atualmente com quatro jogadores na defesa e menos liberdade no meio-campo. Como dez, Gio Reyna, de 17 anos, está claramente à frente de Brandt. O jogador da selação alemã parece nervoso e ainda não totalmente treinado. A regularidade já era um problema em sua primeira temporada no BVB.
Roman Bürki
É difícil de julgar os goleiros em jogos amistosos porque a concentração que a competição traz consigo está ausente. No entanto, os erros por vezes ultrajantes que Bürki (mas também dos outros goleiros do BVB) com a bola aos pés são difíceis de compreender. O Dortmund precisa de um Bürki em grande forma no início da temporada, especialmente porque os problemas na defesa não vão desaparecer no ar até então.
Emre Can
O estreante do inverno atualmente tem que jogar na posição improvisada de zagueiro na defesa e revela problemas de ajuste gritantes. Pode às vezes interpretar o papel de forma muito agressiva, em momentos fica mal posicionado e então não vem atrás dos atacantes em contra-ataques. Na volta do sistema de três zagueiros, ele deixou uma boa impressão em algumas ocasiões na segunda metade da temporada, mas atualmente estaria melhor no meio-campo.
Axel Witsel
De momento, o belga não pode deixar a sua marca no jogo do BVB. Jude Bellingham e Thomas Delaney causam uma impressão muito melhor antes da temporada. Witsel sempre esteve ao lado de Lucien Favre e deve continuar na liderança como jogador principal do meio de cmapo. Mas ele tem que confirmar isso nos primeiros jogos oficiais.
Erling Haaland
Em certo sentido, o mesmo se aplica ao atacante, o que também se aplica a Bürki: ele é um tipo competitivo absoluto que provavelmente nunca entrará em ação total em partidas de teste. Ainda assim, é surpreendente o quanto os jogos estão passando para Haaland no momento. Além disso, ele perde uma parte considerável de suas poucas chances de gol de forma incomum. Não é de forma alguma motivo de preocupação, mas é claro: Haaland, que literalmente assolou o BVB desde janeiro, é necessário para o sucesso.