Texto por Colaborador: Redação 30/12/2023 - 04:00

Nuri Sahin está de volta ao Borussia Dortmund. Futuramente, o ex-profissional atuará como auxiliar técnico. Em maio de 2022, ele revelou em uma entrevista como Thomas Tuchel o convenceu a seguir a carreira de treinador.

Na verdade, como Nuri Sahin descreveu em entrevista ao kicker em maio de 2022, ele tinha outros planos para sua carreira depois de sua carreira de jogador. Certa vez, ele planejou "se tornar Michael Zorc um dia. Então, diretor de esportes". Ele seguiu esse plano por muitos anos - durante os quais comemorou grande sucesso com o BVB e se tornou jogador nacional turco. Até Thomas Tuchel se tornar treinador do Borussia Dortmund.

“Aproveitei muito o tempo que passei com ele”, enfatizou Sahin, que também admitiu ter tido muitas discussões com o atual treinador do Bayern. Mas: "Thomas é um treinador incrivelmente bom. Tecnicamente um monstro, com treino de classe mundial. E a forma como ele se posicionava no quadro tático ou fazia as análises de vídeo conosco - isso foi excelente."

Foi Tuchel quem deu o impulso final para que Sahin finalmente decidisse assumir o cargo de técnico - após uma partida-teste fracassada. "Thomas ficou infeliz porque alguns de nós pensamos que não era tão ruim, porque era apenas uma preparação. Depois ele nos mostrou cenas de John Terry e Carles Puyol. Não de jogos competitivos, mas de testes supostamente insignificantes, para que pudéssemos ver "A intensidade com que defenderam nesses jogos", lembrou Sahin. "Thomas encontrou palavras tão impressionantes sobre isso na época que saí da reunião e disse a Marcel Schmelzer e Oliver Kirch: 'Quero me tornar treinador.'"

Foi assim que aconteceu: após um breve interlúdio na comissão técnica do RSV Meinerzhagen, que apoiou financeiramente, no setor amador, tornou-se treinador e diretor desportivo do Antalyaspor em outubro de 2021 e aí fez um trabalho convincente.

Agora ele está retornando ao BVB, onde já comemorou seus maiores sucessos como jogador sob o comando de Jürgen Klopp - é claro que o atual técnico do Liverpool foi a figura mais influente para ele (“Ele é a pessoa perfeita”). Resta saber se o próprio Sahin um dia seguirá os passos do seu antigo treinador. “Quando deixei o BVB (agosto de 2018, nota do editor) e fui para Bremen, sentei-me em casa com minha esposa à noite e disse a ela: acho que tenho o que é preciso para ingressar neste clube em algum momento para treinar. Eu sei que tenho que trabalhar duro para isso todos os dias."

Mas uma coisa é certa: "Nunca escondi o fato de que o Borussia Dortmund é um assunto que me é caro e que sonho celebrar uma vitória diante da arquibancada sul como treinador." Como treinador adjunto, este sonho poderá em breve tornar-se realidade para Sahin. (via Kicker)