Stephane Chapuisat já jogou pelo Borussia Dortmund, tornou-se campeão alemão e da Liga dos Campeões com o BVB. Hoje, o ex-jogador de 51 anos é olheiro principal do clube suíço Young Boys Bern e explica por que a Bundesliga é tão importante para os jogadores suíços.
Se você olhar para o elenco atual da seleção suíça, Borussia Mönchengladbach, Wolfsburg, Eintracht Frankfurt, Mainz e Augsburg, cinco clubes da Bundesliga enviaram jogadores para a seleção nacional. Borussia Dortmund, Stuttgart e Arminia Bielefeld também têm suíços em suas equipes. "A Bundesliga alemã desempenha um papel importante como um trampolim para os jogadores de futebol da Suíça", explica Chapuisat na atual edição aktuell da DFB antes do jogo da Liga das Nações entre Alemanha e Suíça. "Para aqueles que vencem a Bundesliga, uma porta se abre para uma liga ainda maior como a Premier League."
Granit Xhaka (Arsenal ), Xherdan Shaqiri (Liverpool) e Fabian Schär (Newcastle United), que já jogaram por clubes alemães uma vez e agora jogam naquela que é provavelmente a melhor liga do mundo, a Premier League, estabeleceram o padrão. "Pelo menos oito profissionais suíços estão empregados na Premier League - há mais do que o dobro na Bundesliga. Esses números são impressionantes para um país pequeno como a Suíça", disse Chapuisat.
Clubes atuais da Bundesliga com jogadores da Suíça:
Borussia Mönchengladbach (5): Yann Sommer, Nico Elvedi, Michael Lang, Denis Zakaria, Breel Embolo
Borussia Dortmund (3): Roman Bürki, Marwin Hitz, Manuel Akanji
Wolfsburg (3): Kevin Mbabu, Renato Steffen, Admir Mehmedi
Eintracht Frankfurt (2): Djibril Sow, Steven Zuber
Augsburg (1): Ruben Vargas
Mainz 05 (1): Edimilson Fernandes
Stuttgart (1): Gregor Kobel Arminia Bielefeld (1): Cedric Brunner