Segundo relatos da imprensa, dois titulares do meio-campo podem ficar preocupados com a recuperação de Thomas Delaney. O dinamarquês ficou esquecido no BVB durante toda a temporada, e esteve apenas em campo nove vezes, muito antes da pandemia de coronavírus e ficou fora de ação com problemas no tornozelo e depois no joelho. No início da temporada, o jogador de 28 anos teve que ceder Julian Weigl de seu antigo lugar no meio-campo, ao lado de Witsel. Como é sabido, ele joga no Benfica em Lisboa desde o inverno, mas devido à chegada de Can, as perspectivas para Delaney não melhoraram significativamente.
Mas agora, em um jogo especial, pode haver uma oportunidade para se lembrar. Com sua maneira de jogar, Delaney certamente pode ser considerado um especialista em derby.
O ex-jogador do Werder Bremen fez provavelmente seu melhor jogo pelo BVB contra o Schalke em dezembro de 2018. "Estou cansado, mas é incrível", ele sorriu para a câmera depois do jogo na Sky . "Foi um jogo difícil, não tão agradável, eu acho, mas foi um derby com muita intensidade e muitos duelos".
A comissão considera as qualidades dele adequadas para um jogo muito disputado. No entanto, em sua estreia no derby pela BVB em 2018, ele não apenas se convenceu com grande dedicação nos duelos, mas também como artilheiro e uma espécie de refúgio no jogo. Em geral, o Dortmund costumava atuar bem nas duas temporadas com Delaney na equipe quando o dinamarquês estava apto. Por exemplo, na vitória por 4 x 0 sobre o Bayer Leverkusen no dia 4 da temporada atual. Se Can e Witsel estiverem ausentes quando a Bundesliga for reiniciada, o BVB deve utilizar Delaney.