Hans-Joachim Watzke parecia orgulhoso como não se via há muito tempo. O time é líder da Bundesliga e ficou em primeiro do seu grupo na Champions. "Não temos de festejar, mas no momento tudo é fantástico", comentou ele após a vitória sobre o Monaco.
Para alívio do diretor executivo, que falhou miseravelmente na temporada anterior: "É importante que façamos um cartão de visita claro novamente depois desse ano miserável". Cada vez mais, um espírito de otimismo está se espalhando em Dortmund, o que lembra muitos observadores do tempo glorioso de Jürgen Klopp no início desta década.
Ao contrário do ano anterior, quando o BVB fez uma campanha com apenas dois pontos na fase de grupos, ele registrou desta vez 13 pontos e foi o primeiro time alemão na fase de grupos da competição em cinco jogos sem sofrer gols. "Mais uma vez mostramos a verdadeira face do Borussia Dortmund, e no momento estamos aproveitando todas as oportunidades para coletar mais pontos e trabalhar em autoconfiança", elogiou Sebastian Kehl, chefe da equipe de licenciamento.
A atuação não glamourosa, mas soberana dos reservas, avaliou Watzke como uma indicação da crescente influência do BVB. "Foi visto que o segundo time também se encaixa, o que certamente é uma força no momento, que temos um elenco tão grande." Acima de tudo, Raphael Guerreiro aproveitou a oportunidade para se recomendar para mais partidas no futuro. "Sempre que ele teve a chance, ele usou e sempre esteve muito presente", elogiou Kehl.
Como vencedor do grupo, o BVB tem a vantagem de poder jogar a segunda fase decisiva em casa. Além disso, os líderes da Bundesliga segue fora do caminho de Real Madrid, FC Barcelona ou Paris Saint-Germain. No entanto, pode haver um controverso duelo com o ex-treinador Klopp, que terminou em segundo lugar no difícil grupo C com o Liverpool. "Isso seria difícil", acrescentou Mario Götze.
Mais sucesso nos três jogos da Bundesliga antes do Natal contra o Bremen, Dusseldorf e Mönchengladbach poderia refinar o primeiro turno até o momento. Com uma vitória no sábado sobre o Bremen, o campeonato de outono já estaria seguro. "É um título para o qual você não pode receber nada, mas tê-lo psicologicamente não é tão ruim", disse Watzke.