BVB na mira da FIFA: caso Yarmolenko

Texto por Colaborador: 07/11/2019 -

O Borussia Dortmund está sendo investigado pela FIFA. A acusação pela entidade máxima é por conta da transferência do atacante ucraniano Andrii Yarmolenko para o West Ham, da Inglaterra. O que está sendo investigado é o não pagamento de solidariedade. É uma taxa que a FIFA destina para os clubes formadores dos atletas entre 12 e 17 anos.

Entenda o caso:

Andrii Yarmolenko foi contratado junto ao Dínamo de Kiev em 2017 por 18 milhões de euros na época. Em julho de 2018, o West Ham desembolsou 25 milhões de Euros para comprar o jogador. E aí que começou o imbróglio.

Dessa quantia, dos 25 milhões de Euros, 1,3 milhões de euros foi destinado para que os clubes formadores de Yarmolenko recebesse esse benefício. Yarmolenko passou por seis escolas. E uma delas, Yun, ainda não recebeu o valor. Com isso, a escola formadora acionou a FIFA.  E agora o clube está sendo investigado.

BVB:

A versão do BVB é ao contraria. O clube por meio do Presidente, Dr. med. Robin Steden, declarou que o clube é inocente. E ainda ressaltou o que foi combinado era que o dínamo que iria fazer esses reapases. “A expectativa do nosso parceiro de contrato é que ele resolva esse problema como ele nos prometeu”, disse. E emendou. “Kiev tem que fornecer uma explicação plausível por que ainda não deu certo", afirmou.

O clube tem até a o dia 16 de novembro para fazer a sua defesa. Depois a corte arbiral da FIFA dará o veredito sobre o caso. O BVB acredita na sua absolvição sobre o caso e alega que o dínamo tinha se comprometido a fazer os repasses.