Texto por Colaborador: Redação 01/02/2024 - 00:10

Pela primeira vez na história, o Borussia Dortmund viaja para Heidenheim onde enfrenta o rival recém promovido nesta sexta-feira, pela 20° rodada da Bundesliga

O BVB é a única equipa da Bundesliga a ter vencido três jogos em três jogos este ano: depois das vitórias fora em Darmstadt (3-0) e Colónia (4-0), os aurinegros também venceram o seu primeiro jogo em casa do ano frente ao Bochum (3-1) no passado fim de semana. Nas últimas semanas, a equipe somou nove pontos sobre o Leipzig, ultrapassando os saxões na tabela e subindo para a quarta colocação. A diferença para o terceiro colocado Stuttgart diminuiu em seis pontos desde o início do ano e agora é de apenas um ponto.

Quando os jogadores do BVB viajarem para Heidenheim para o quarto jogo do ano, o técnico Edin Terzic não poderá contar com um reforço completo: Julian Brandt, Marco Reus e Gregor Kobel ainda não puderam treinar com a equipe devido a doença. "Eles estão no caminho da recuperação e vamos monitorar seu desenvolvimento nos próximos dias", disse Terzic, que pode contar com Emre Can, Mats Hummels e Ramy Bensebaini. Hummels e Can já tinham regressado à equipa frente ao Bochum, com o defesa-central a entrar mesmo como suplente aos 83 minutos. Bensebaini está novamente disponível depois de participar da Copa Africana de Nações e alguns dias de licença especial. Jadon Sancho, por outro lado, tem um ponto de interrogação sobre sua disponibilidade. "Ele não pôde treinar com a equipe nos últimos dois dias porque sentiu pequenos problemas musculares na área do adutor, o que não é surpreendente após sua longa pausa", disse Terzic. "Não vamos correr grandes riscos e vamos decidir nos próximos dias se ele virá a Heidenheim conosco."

Entre 2009 e 2014, os sub-23 do BVB se enfrentaram com o Heidenheim seis vezes na 3ª divisão. A equipe recém-promovida da Bundesliga só defrontou a equipe principal na primeira vez, no início de setembro de 2023, quando o BVB levou uma vantagem precoce de 2-0 após gols de Julian Brandt e Emre Can, mas acabou por sofrer dois gols para fazer o 2-2. "É muito difícil vencê-los agora. Eles estão fazendo uma grande temporada", disse Terzic. Não só foram bem nos últimos seis jogos, como se saíram bem contra nós no início da temporada.

Os recém-chegados à liga, que têm três ex-jogadores do Borussia sob contrato em Lennard Maloney, Patrick Mainka e Jan-Niklas Beste, estão em décimo lugar no meio da tabela, onze pontos acima da zona de rebaixamento. Neste ano, a equipe empatou em 1 a 1 três vezes: em Colônia, contra o Wolfsburg e em Hoffenheim. Heidenheim terminou 2023 com três vitórias contra Darmstadt, Mainz e Freiburg.

Na tabela de classificação, o Heidenheim está em uma posição ainda melhor após cinco vitórias em nove jogos (dois empates e duas derrotas). "É uma tarefa difícil, especialmente em Heidenheim. Vão muito bem em muitas áreas do futebol: são a equipe com mais corridas no campeonato e extremamente perigosas nas bolas paradas", disse Terzic, que, no entanto, quer que a sua equipe conquiste a quarta vitória em quatro jogos e suba ao terceiro lugar, pelo menos durante uma noite: "Sabemos que o jogo e o resultado são mais influenciados pelo nosso desempenho. Queremos fazer uma boa exibição e voltar a Dortmund com os três pontos." (Via BVB)