Burki: "Algumas críticas são um desrespeito"

Texto por Colaborador: 13/10/2017 -

Confira uma entrevista do goleiro Roman Burki sobre vários temas do Borussia Dortmund ao RevierSport.

Os ótimos números da defesa na Bundesliga: "Me sinto bem, e isso vai além dos números. Até agora fizemos uma temporada forte. Nossa defesa é corajosa e joga com a linha alta. Evitamos muitos contra-ataques antes que eles ocorram. Tento ficar o mais adiantado possível, no caso de algum lançamento em profundidade. No momento tudo funciona bem junto."

As críticas:"Há sempre pessoas que procuram o lado negativo, tentando me criticar. Mas no geral, os positivos superam os negativos. É verdade que em alguns gols eu não estava 100% na Champions League, eu admito. Qualquer um que avalia um goleiro sem nunca ter estado no gol, sinceramente, não levo a sério."

O gol sofrido contra o Tottenham: "Poderia ter me colocado próximo da trave e nada passaria ali. Mas então o chute seria no lado oposto. O goleiro deve proteger todo o gol. Quem diz o contrário, simplifica demais. Acho que mais ajudei o time do que prejudiquei. Sou uma pessoa muito auto-crítica e lido de forma intensa com os meus erros. Mas algumas críticas são um desrespeito. A única coisa que importa pra mim é como sou avaliado internamente. E eu sinto muita confiança e apoio."

Rumores sobre Trapp: "No clube, seja Zorc, técnico ou o treinador de goleiros, sempre desmentem essas histórias. Na segunda-feira, por exemplo, o presidente do BVB falou publicamente sobre os rumores em torno do Kevin Trapp. Já estou acostumado, esses rumores pertencem ao futebol, e não chegam até mim.

Weidenfeller:"Ele me disse que no início também viveu momentos difíceis aqui, e que eu era muito forte para me deixar afetar. Weidenfeller me disse para me concentrar em mim e continuar como antes, não querendo mostrar nada aos críticos. Isso foi importante. Quando cheguei aqui, no meu 1° ano, queria mostrar tudo o que podia. Às vezes isso é um tiro pela culatra. O lado bom é que temos uma ótima mistura nos treinadores de goleiro. Encontrei um bom equilíbrio. Acho que já evolui muito. Cresci em campo porque você treina com jogadores tão bons e também quer elevar seu nível."

"A consistência é importante para mim e também para todo o time. Sei o que posso, e sei o que nós podemos fazer. Nós sempre buscamos o desempenho e também a parte mental. Um jogo como em Augsburg, você tem que vencer para ficar no topo.Essa vitória foi um grande avanço em relação à última temporada. É uma questão de ser regular em alto nível. Percebi que no meu primeiro ano aqui, quando não era claro quem era o goleiro titular, tive alguns problemas."

"Uma disputa (por posição) pode te levar ao seu melhor desempenho, mas também pode puxá-lo para baixo. Pra mim agora a sintonia com o Weidenfeller é perfeita porque sei que ele me apoia e está pronto quando for preciso."

Renovação de contrato: Há negociações para renovação de contrato. Não consigo pensar em nada melhor do que jogar aqui. Me sinto muito confortável nesse ambiente e acredito que em breve teremos uma decisão. Quero ficar muito tempo aqui, como disse quando vim p cá, porque é um clube conhecido em todo o mundo, compete vs os melhores na UCL. Temos um super time e jogadores que se dão bem. Não há 'panelinhas'. Me sinto aceito e tenho apoio."