Roman Bürki vem defendendo o gol do Borussia Dortmund por três anos. Desde então, o goleiro do BVB celebra sucessos mas também experimentou algumas baixas. "Já passei por quase tudo: de muito bom a não bom desempenho", disse Roman Bürki em entrevista ao "Eurosport".
Na atual temporada, o suíço até agora provou ser soberano e só sofreu um gol na Bundesliga. Mas especialmente na temporada passada, Bürki foi repetidamente criticado, mesmo pelos fãs auri-negros. "Isso é o que eu senti", diz o suíço.
No inverno passado, após o decepcionante 2: 2 no jogo em casa contra o Freiburg, ele finalmente estourou a coleira publicamente. O goleiro protestou contra partes de seus próprios torcedores, que deram a equipe vaias. "Essas são pessoas que não têm idéia", disse Bürki na época. "Depois do jogo, é sempre um pouco difícil encontrar as palavras certas", comentou o número um do Dortmund em retrospectiva. Fora críticas que recebeu "objetivamente" Bürki afirmou ainda, "Eu, principalmente, sei se eu fiz algo errado, eu não preciso que me digam alguma coisa."
Ele analisa críticas negativas acima de tudo com "as pessoas que trabalham aqui no clube". Isso inclui um treinamento mental, que ele já conhece desde o seu tempo no BSC Young Boys. "O futebol é um negócio, com mais pessoas do que onze jogadores no campo."
Bürki conta com um treinador mental, era para ele "um assunto tabu. Se isso ajuda, você também deve aproveitar isso." Enquanto isso, ele pode sempre contar com o apoio do clube: "É assim que as coisas estão no BVB".
Depois de uma difícil temporada passada, a visão para a Bürki and Co. está mais propensa a subir novamente. "Estou feliz que esteja acontecendo agora e que tenhamos muito bom humor no time também, para que todos possam ter suas melhores habilidades e qualidade e levá-los para o campo."
Sob o comando do técnico Lucien Favre, o treinador suíço também tem ideias claras sobre as táticas. O jogo do goleiro também é afetado." Como goleiro, "você tem que ser corajoso, haverá erros", disse Bürki calmamente.