Texto por Colaborador: Redação 26/01/2024 - 14:00

Com o advento da janela de transferências de inverno, a atividade de transferências do Borussia Dortmund modificou os 11 titulares, e em muitos aspectos para melhor. Jadon Sancho voltou para dar a criatividade e o ímpeto ofensivo necessários na ala, enquanto Ian Maatsen tem sido muito bom na lateral esquerda desde que chegou por empréstimo do Chelsea.

No caso de Maatsen, em particular, sua boa forma ameaça desalojar um Ramy Bensebaini já abaixo do esperado de sua posição a longo prazo. Bensebaini, que esteve fora da Argélia pela AFCON, viu sua ausência passar despercebida com a chegada de Maatsen.

Antes da pausa de inverno, os dirigentes do BVB disseram que esperavam mais de Bensebaini em sua chegada a Dortmund. O jogador foi visto como um forte reforço defensivo no verão passado por Sebastian Kehl e companhia, e fez algumas exibições defensivas sólidas, mas não contribuiu muito para o Dortmund daqui para frente.

A contratação de Bensebaini sempre seria uma faca de dois gumes para o Dortmund após a saída de Raphael Guerreiro, que foi muitas vezes criticado pela falta de profissionalismo de sua defesa, mas foi brilhante daqui para frente. A questão para Bensebaini agora, é o fato de que Ian Maatsen até agora conseguiu mostrar que é capaz de fazer as duas coisas.

A capacidade de Mastsen de contribuir daqui para a frente da mesma forma que fez para o segundo gol de Donyell Malen contra o Colônia, aliada à sua convicção de correr para trás e ajudar na defesa fazem dele, por enquanto, um jogador muito mais completo para o BVB jogar nessa posição. O jogo de Bensebaini tem sido muito mais orientado defensivamente, como mostram suas estatísticas. Bensebaini ostenta altos números em termos de interceptações (1,57), bloqueios (2,07), desarmes (3,04) e duelos aéreos ganhos (1,93) por 90.

As estatísticas ofensivas de Bensebaini são as seguintes: seus gols sem pênalti ficam em 0 (22º percentil). Em termos de assistências, ele fica em 0,04 por 90 (21º percentil). Seus números de passes progressivos também não são muito impressionantes, ficando em 4,68 por 90 (percentil 74) e seus passes progressivos recebidos ficam em 4,18 por 90 (percentil 52). Esses números fazem um ótimo trabalho para destacar o caráter conservador de sua peça.

A questão então é: a chegada de Maaten ameaça o lugar de Bensebaini no elenco a longo prazo? A resposta para isso é que bem, depende. Atualmente, o Dortmund tem uma cláusula de liberação de 30 a 35 milhões de libras no contrato de Maatsen, então realmente dependerá se o clube optar ou não por acionar isso no final da temporada. Se o fizerem, Bensebaini certamente poderá ver seu tempo de jogo reduzido significativamente.

Maatsen não é a única ameaça ao lugar de Bensebaini na equipe, no entanto. Tom Rothe, que atualmente está emprestado ao Holstein Kiel, retornará no verão depois de impressionar no 2. Bundesliga, fato que não pode ser descartado. Não me surpreenderia nem um pouco ver Bensebaini cair para terceiro na ordem de classificação após o retorno de Rothe, já que Rothe é de fato um jogador muito mais completo em termos de estilo de jogo do que Bensebaini. Seus números defensivos rivalizam com os de Bensebaini, principalmente em termos de desarmes (3,08) e duelos aéreos vencidos (1,63), enquanto ainda se destaca quando avança (dois gols e cinco assistências).

Bensebaini ainda tem alguma utilidade para o Dortmund, já que ele é capaz de jogar tanto na lateral esquerda quanto na zaga, um fato que ainda pode vê-lo ganhar minutos nesta temporada devido à flagrante falta de profundidade do Dortmund, mas a longo prazo seu futuro pode ser algo que o clube considere encurtar. O próprio jogador afirmou que sonha com o Manchester United e a Premier League, então talvez o clube possa ajudá-lo a acelerar esses sonhos neste verão se seus planos mudarem em relação ao seu status no clube. (Via BVB Buzz)