Na discussão sobre uma reforma das competições no futebol europeu de clubes, o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund enfatizaram sua ligação à Bundesliga. Em um levantamento de toda a liga realizado pelo"Bild" o presidente do Bayern de Munique Karl-Heinz Rummenigge reiterou: "É claro que, no futuro, todos os clubes e, claro, Bayern, quer permanecer na Bundesliga e jogar." É só uma questão de reformar as competições existentes.
O diretor-geral do BVB, Hans-Joachim Watzke, sublinhou: "O facto é que a Bundesliga será sempre a principal prioridade para o Dortmund - ninguém tem de se preocupar com isso".
Da mesma forma, ambos se expressaram quando, no outono passado, os jogos foram debatidos por uma super liga européia dos principais clubes. Os novos planos da federação continental da UEFA poderiam tornar a Liga dos Campeões, em grande parte, uma sociedade fechada a partir da temporada de 2024/2025.
Apesar da resistência maciça das ligas europeias, a classificação para a competição nacional dificilmente seria possível, pelo que 24 das 32 equipes vão manter o seu lugar na temporada seguinte. Em um esquema de pirâmide com três ligas européias, haveria promoção e rebaixamento. Um total de 128 equipes jogará internacionalmente.
A maioria dos entrevistados pela "Bild", responsável pela Bundesliga, é cética em relação à reforma. O diretor do Augsburg Stefan Reuter não agrada com o critério:"Com um modo tão complexo, o futebol ficará mais alienado, quando você não classificar equipes sem os espaços das tabelas anuais."