Marc Bartra relembrou seu tempo com o Borussia Dortmund em uma declaração altamente emocional. O espanhol homenageou seu retorno em maio de 2017 após o ataque ao ônibus da equipe do BVB. "Apenas um mês depois, eu estava de volta, jogando na frente de 80.000 torcedores no Westfalenstadion, chamando meu nome porque eles sabiam pelo que eu passei", escreveu Bartra.
Após o 4: 3 contra o Werder Bremen, onde o BVB consegiu a classificação para a Liga dos Campeões, o jogador relembre que ficou "em lágrimas", disse Bartra. "Foi uma mistura de muitos sentimentos diferentes .. satisfação, orgulho, alegria, eu finalmente fui capaz de fazer o que eu mais amo novamente eu tive o choque dos eventos e os pesadelos superar depois disso", disse o defensor.
No entanto, o maior destaque da temporada seguiu pouco tempo depois com a vitória na final da Taça DFB contra o Eintracht Frankfurt. "Foi quando percebi que saí da cama do hospital no pódio em seis semanas, foi o retorno da minha vida." Bartra disse entusiasmado: "Quando eu levantei o troféu, eu podia finalmente ter explodido de orgulho."
Mas o tempo dele no BVB não durou muito após estas semanas agitadas. Em janeiro de 2018, Bartra voltou para sua terra natal e se juntou ao Real Betis. "Sempre que eu acordar agora penso nas pessoas que eu amo, o quão feliz eu considero-me tê-los como eles me ajudaram durante a minha lesão".