Devido ao crescente número de infecções devido a pandemia de coronavírus, a Bundesliga está novamente ameaçada a ser realizada com jogos fantasmas no início da nova temporada. Os 36 clubes da 1ª e 2ª ligas chegaram a um acordo sobre um conceito com o qual pelo menos algumas das arquibancadas poderiam ser preenchidas novamente. Mas a decisão cabe aos políticos e às autoridades.
No entanto, o presidente da Conferência dos Ministros da Saúde, Dilek Kalayci, descartou recentemente o retorno dos espectadores aos estádios antes de 31 de outubro. Sete das 17 autoridades de saúde responsáveis na 1ª Bundesliga consideram esta decisão vinculativa para o Bild-Zeitung. "Neste momento, é preciso deixar claro que, em princípio, os jogos da Bundesliga com torcedores no local não podem ser aprovados antes de 31 de outubro", avalia o serviço de saúde da cidade de Gelsenkirchen, onde auta o Schalke 04.
Enquanto isso, algumas autoridades são bem mais abertas. No rival Schalke, o Borussia Dortmund, por exemplo, algo poderia teoricamente funcionar. Em todo o caso, o parecer do gabinete responsável afirma que está em curso a discussão sobre "quais os formatos de eventos que serão novamente possíveis no futuro em que condições de enquadramento". Os jogos do BVB na Bundesliga estão, portanto, entre os tópicos em discussão. As autoridades de saúde, que teriam que decidir sobre os jogos em casa para o RB Leipzig e o Wolfsburg, parecem estar um passo adiante.
Os saxões dizem que o Decreto de Proteção da Coroa Saxônica "promete que mais de 1000 espectadores poderão participar de um evento após 31 de agosto". No caso da Baixa Saxônia, "dado o atual estado de infecção, a admissão de espectadores seria fundamentalmente concebível nas condições do conceito". A capacidade máxima de utilização em Wolfsburg é de 6.000 a 7.000 fãs. No entanto, uma regulamentação de nível superior também destruiria esses planos em caso de dúvida. E nem todos os locais da Bundesliga fariam esse esforço por tão poucos torcedores.