Hans-Joachim Watzke espera, apesar das decisões tomadas após a cúpula entre os estados, que o público volte aos estádios de futebol em breve. "Na minha opinião, as decisões são um sinal de política que você quer jogar com os espectadores desde o início de novembro", disse o diretor do Borussia Dortmund, do WAZ: "O fato de um grupo de trabalho estar sendo formado mostra que levam isso muito a sério. "
Na quinta-feira, os políticos decidiram não permitir espectadores no esporte profissional até pelo menos o final de outubro. Grandes eventos em que o rastreamento de contatos e o cumprimento das regras de higiene não são possíveis são proibidos pelo menos até o final do ano.
Um grupo de trabalho com os chefes das chancelarias estaduais deve elaborar propostas até o final de outubro sobre como lidar com os torcedores em eventos esportivos nacionais. "O lado positivo é que um sinal claro veio do chanceler e do primeiro-ministro", disse Watzke.
A Liga Alemã de Futebol (DFL) já elaborou um conceito que prevê, entre outras coisas, ingressos personalizados para rastreamento de contatos e que será consagrado nos estatutos na assembleia geral extraordinária da próxima quinta-feira.