Roman Bürki coloca sua carreira na seleção suíça de lado. Ele se concentra apemas no BVB. No domingo, às 17h17, Roman Bürki também participou do treinamento pela primeira vez no centro de treinamento Dama de Noche, em Marbella. Até então, problemas nas coxas atrasaram o goleiro do Borussia Dortmund.
Ele agora pode pelo menos fazer alguns exercícios específicos para goleiros: pegar bolas, levantar bolas, rolar. Para o BVB, foi uma boa notícia: Bürki está totalmente dentro do cronograma, o que lhe permite estar pronto para o início do segundo período contra o RB Leipzig, em 19 de janeiro. Isso lhe traz confiança, que também é o que aparece quando ele apareceu na tarde de domingo no terraço do hotel da equipe Gran Melia Don Pepe.
Bürki conhece suas habilidades e as expressa claramente - por exemplo, quando ele não quer jogar pela seleção suíça no momento. Para poupar seu corpo, por um lado. Mas também porque ele se considera muito bom apenas para sentar no banco e ver o jogador jogo Gladbach Yann Sommer: "Nove jogos em seis anos não são nada para um goleiro que joga para um clube como o Borussia Dortmund, que é um dos melhores clubes europeus ", diz Bürki.
"Eu tive muita dificuldade em lidar com o estresse", ele diz hoje com uma incrível franquia. "Você sempre diz que não entende ou que não quer ler. Mas você ainda consegue mesmo assim. E ainda, você deve estar no campo, você deve entregar o que os outros pensam, espectadores, companheiros de equipe, treinadores. Pode arruinar você " , diz Bürki.
"Na última temporada não fizemos o que todos imaginávamos, eu e toda a equipe", disse Bürki. "Mas eu poderia desenhar uma linha abaixo e dizer que está começando do zero. "
O goleiro examinou os seus jogos, seus erros. Ele nem sempre entendia realmente o que fizera de errado, mas percebeu que precisava de uma melhor mistura de tensão e relaxamento - e rituais para fazer exatamente isso. Um deles: no dia da partida, ele fala sobre isso e aquilo com seu melhor amigo, coloca a tensão do lado e vai para o estádio com uma sensação muito melhor.
Bürki mudou - mas também se beneficia das muitas mudanças feitas no clube. O novo técnico Lucien Favre, por exemplo, desempenhou um papel importante em uma boa estrutura de jogo, mas também disse ao goleiro: Você está no campo, você toma a decisão. E se for necessário empurrar a bola para a frente por um longo tempo, ela deve ser atingida por um longo tempo.
E há também a nova equipe goleiro com o colega suíço Marwin Hitz, com U23 goleiro, Eric Oelschlägel e o treinador de goleiros, Matthias Kleinsteiber. Kleinsteiber está aqui há algum tempo, mas só desde o verão oficialmente encarregado dos goleiros. Ele substituiu Teddy de Beer, que é de fato um ícone do clube cujos métodos de trabalho e idéias de goleiro pareciam sobrecarregados pelo clube.
"Matze é um pouco mais moderno no treinamento do que Teddy" , diz o Suíço. "Hoje, como goleiro, é importante ficar muito tempo, não especular. Nós insistimos muito nisso, e um bom treinamento foi uma das razões pelas quais as coisas correram tão bem. "
Fonte: Reviersport