Com seis pontos de vantagem sobre o Bayern, o Dortmund garantiu o campeonato de inverno e pode esperar pelo primeiro título da liga em sete anos. Confira uma análise do que ajudou a levar esta vantagem para o time auri-negro.
Troca de treinador
Os dois primeiros do campeonato começaram a temporada com um novo treinador. Enquanto Lucien Favre e o BVB começou um pouco acidentado no início, o Bayern iniciou como um sonho com sete vitórias seguidas. No entanto, a maré virou. Com o decorrer da temporada Favre foi indo muito bem para o jovem time do BVB com sua experiência e sobriedade e pode atender às expectativas com mais facilidade do que Kovac devido ao moderado ano anterior. Embora o croata permaneça prudente durante a crise, ainda carece da reputação de seus antecessores.
Política de transferência
Em Munique, o clube estava convencido de que o elenco era envelhecido, mas também altamente condecorado, que pode produzir um desempenho superior por mais um ano. Apenas Leon Goretzka e Serge Gnabry foram contratados. O BVB era diferente, reconhecendo os sinais dos tempos e querendo realizar uma grande uma mudança, 75 milhões foram gastos e aterrissaram com sucessos Axel Witsel, Thomas Delaney, Paco Alcacer e Achraf Hakimi. De acordo com Hans-Joachim Watzke, diretor-geral, o BVB foi " um passo adiante em termos de rejuvenescimento " do que o rival do sul. O Bayern quer recuperar o atraso neste verão.
Lesões
O BVB sofreu especialmente na defesa com lesões e problemas com seus jogadores. Mas o elenco intitulado originalmente muito grande conseguiu absorver esse problema. Também importante: Marco Reus permaneceu completamente livre de lesões e completou todos os 17 jogos da primeira rodada de forma impressionante. O capitão também sabe: "Era importante que muitos jogadores estivessem aptos por muito tempo desta vez ". Isso nem sempre foi o caso nos anos anteriores. O Bayern, no entanto, foi particularmente difícil quando a diferença de jogadores acabou. A criatividade de Thiago e James, assim como o tempo de Kingsley Comans, foram o diferencial para o time de Munique por muito tempo. Kovac teve que continuar girando e quase espremendo o elenco reduzido.