No final de janeiro, o BVB pagou cerca de 20 milhões de euros para Manuel Akanji. O jovem de 22 anos é um investimento para o futuro, mas também uma ajuda de emergência - como ele demonstrou rapidamente. Semelhante à mudança de Thomas Delaney, o Borussia Dortmund precisava de uma tigela de ar e uma nova cabeça neste inverno.
Depois de o BVB ter demonstrado oficialmente o seu interesse por Manuel Akanji para o Basel, o preço do suíço aumentou devido à forte concorrência de vários clubes. Enquanto isso, a transferência ameaçou fracassar, mas o clube finalmente chegou a um acordo por um pouci mais de 20 milhões de euros - um grande dinheiro que não é mais um valor incomum na Bundesliga. O jogador de 22 anos está agora ligado ao Borussia até 2022. Um investimento para o futuro, mas também uma ajuda imediata, como deveria ser.
Mas a primeira coisa que ele precisava era paciência. Akanji foi o zagueiro número três atrás de Sokratis e Ömer Toprak, poucos dias depois de sua participação em Berlim pela primeira vez na equipe. Lá ele jogou tão pouco quanto no próximo jogo em casa contra o Freiburgg. A sua estreia no BVB foi comemorada a 2 de Fevereiro, no 3-2, frente ao Köln, a três minutos do fim. Dez partidas de 90 minutos foram adicionadas durante o segundo semestre. Akanji mostrou seu potencial: marcador defensivo, robusto em duelos, onde conquistou 59% de seus duelos.
Mas ele ainda estava claramente atrás dos dois competidores, Toprak e Sokratis. No entanto, sua força vem da combinação de um jogo de defesa atento e uma abertura sólida do jogador. Akanji pode conseguir algo com a bola no pé, especialmente em situações estressantes. Sua pontuação média de 3,30 foi finalmente a melhor entre os defensores centrais de Dortmund - os primeiros seis meses foram muito promissores para ele pessoalmente.
Akanji acabou por ser um jogador de equipe real. Ele mostrou paciência até a familiarização estar completa e teve sorte. Ele demonstrou no campo o quanto vê a tarefa no BVB como uma grande oportunidade. Ele também não se queixou quando o BVB não o colocou na lista da Liga Europa e preferiu Michy Batshuayi. Akanji fez seis aparições na UEFA Champions League em Basileia.
Perspectiva: Akanji continuará tendo tempo de jogo devido à provável venda do Sokratis ao Arsenal e deverá ser um candidato regular - mesmo que o BVB esteja procurando um sucessor no mercado de transferências. O Suíço tem os ingredientes de um líder nesse time.
Fonte: RN